Petrolina realiza ações de prevenção à Saúde Bucal com crianças em escola

Saiba mais informações clicando no link

Petrolina realiza ações de prevenção à Saúde Bucal com crianças em escola
Como falar de saúde bucal e não falar também de prevenção? Uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Petrolina, além da ampliação de serviços e do bom atendimento dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, é fazer tornar divertido para as crianças o primeiro contato com dentistas e desmitificar o medo no momento das consultas, isso está sendo desenvolvido por meio de ações desenvolvidos em escolas do município.

Com muita alegria, descontração e de forma lúdica, 137 crianças de 6 a 9 anos que estudam na Escola Ana Leopoldina dos Santos, no bairro São Gonçalo, participaram de uma dessas ações e puderam receber as orientações sobre a importância da saúde bucal, aplicação do flúor, escovação e alimentação no seu dia a dia. Além disso, os alunos ainda receberam um kit especial de higiene bucal para levarem para casa. 

Para o cirurgião dentista, Rodrigo Sodré, as ações realizadas nas escolas são extremamente importantes e necessárias não somente para as crianças, mas para toda a família. “São durante essas atividades que nos aproximamos das crianças e passamos a informação sobre os cuidados diários com a saúde da boca. As crianças levam essa informação para casa, para os pais e com isso, além de trabalharmos a prevenção, tornamos a visita ao dentista mais tranquila”, destaca Rodrigo Sodré.

Segundo a Diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira, o calendário mensal de atividades realizadas nas escolas foi intensificado com o Projeto de educação e motivação para crianças em relação à saúde bucal, Um Sorriso do Tamanho do Brasil. “Buscar parceiros é fundamental para desenvolver as ações de prevenção e a Colgate e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) incentivam os municípios com a doação de kits de higiene na promoção de uma saúde bucal plena, mostrando os meios efetivos para evitar doença, proporcionando não só uma saúde da boca, mas também uma melhor qualidade de vida às crianças”, enfatiza Roberta Teixeira.

COMENTÁRIOS