Plenária respalda candidatura de Teresa Leitão a deputada federal

Saiba mais informações clicando no link


Com auditório do Senac lotado, no último sábado (18) a deputada estadual Teresa Leitão realizou uma plenária do mandato e recebeu apoio para a sua candidatura a deputada federal em 2022. “Agora é federal”, entoou o público formado por eleitores, sindicalistas, petistas e muitos representantes de movimentos sociais, entidades religiosas, associações profissionais e de moradores.

Na primeira parte da plenária foi feito um balanço das ações do mandato. Essa apresentação terminou por convidar os presentes a discutir o último ano do mandato estadual e também o que o ex-presidente Lula chamou de “voo de Teresa” para a Câmara Federal. Neste momento houve fala de onze convidados: o senador Humberto Costa, a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado e o ex-prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (os três enviaram vídeos); Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Ivete Caetano, presidente do Sintepe; Paulo Rocha, presidente da CUT/PE; Pedro Veloso, vice-prefeito de Garanhuns; vereadora Flávia Hellen (Paulista); Ronaldo Fernandes, vereador de Itambé; da Henrique Alves, da Juventude Petista; e Simone Ferreira, cientista social e feminista.

Após as falas dos convidados, foi aberto o debate público. Todos os que se manifestaram deram apoio à candidatura de Teresa Leitão a deputada federal em 2022, com a missão de levar à Câmara dos Deputados as causas defendidas ao longo de sua vida parlamentar, e dar apoio ao futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Encerrando a plenária, Teresa Leitão discursou sobre os desafios enfrentados como deputada estadual e também a construção da sua candidatura para federal. “Jamais pensei em ficar tanto tempo como deputada estadual. Fui aceitando as missões. Mas agora basta: entendo que chegou a hora de alçar voo rumo à Brasília, e abrir espaço para novas lideranças na Assembleia Legislativa de Pernambuco. E bons nomes não vão faltar, eu lhes garanto”.

BALANÇO DO MANDATO

A plenária se iniciou com a prestação de contas – Teresa está no 5º mandato, sendo a única mulher em Pernambuco a conseguir tantas reeleições consecutivas na Alepe. O balanço dos três primeiros anos (2019-2021) apontou a proposição de 80 projetos de lei, requerimentos e indicações, e distribuição de recursos provenientes de emenda parlamentar para todas as regiões do estado, com ênfase em Educação, Saúde, Cultura, Mulher, apoio a entidades beneficentes e ações administrativas municipais (perfuração de poços, pavimentação etc).

Um dos pontos de destaque no balanço foi a atuação diante da pandemia. Uma das primeiras inciativas da deputada foi realocar os recursos de emendas parlamentares para a compra emergencial de respiradores, para atender aos pacientes. Foram realocados R$ 800 mil. Além disso, Teresa Leitão indicou medidas tais como manutenção da distribuição da merenda escolar durante a pandemia; prioridade de testagem para professores; atenção especial para pessoas em situação de rua (abrigo, alimento, condições de higiene); isenção da taxa de emissão de 2ª via de documentos, para que a população pudesse se cadastrar no Auxílio Emergencial; adicional de insalubridade grau máximo para profissionais da saúde.

COMENTÁRIOS