Política em Dia (08/09) – Grupo político afinadíssimo para as eleições de 2020 no Litoral Norte

Política em Dia (08/09) – Grupo político afinadíssimo para as eleições de 2020 no Litoral Norte

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

O Grupo político autodenominado Juntos de Paulista a Itamaracá, composto por Joca da Facig, Yves Ribeiro, Zé de Irmã Teca e Cal Volia segue muito afinado para a disputa de quatro prefeituras no ano que vem: Igarassu, Paulista, Itapissuma e Itamaracá. Caso saiam vitoriosos, os quatro governariam aproximadamente 500 mil pernambucanos e duas cidades do G20, os 20 maiores municípios do estado. Disparadamente, seria um dos blocos políticos mais fortes do pleito. Mesmo disputando por siglas diferentes, a força do mandato é suficiente para lograr um cargo de deputado federal ou estadual em 2022, a depender de como eles do desempenho nas urnas daqui a um ano.

Yves, que já foi prefeito de Paulista, Igarassu e Itapissuma, agora quer voltar a gerir Paulista e sempre tem seu nome presente nas sondagens de avaliação interna. Mesmo batendo na trave em 2014, quando não conseguiu se eleger deputado estadual, e em 2016, ao perder a corrida pela prefeitura de Igarassu, ele afirma ter fôlego para mais uma campanha na cidade que agora terá segundo turno pela primeira vez. Impulsionado pelo desgaste do prefeito Júnior Matuto(PSB) e acreditando que ele não conseguirá emplacar o sucessor, Yves vem circulando no município onde deve enfrentar também o ex-deputado Ramos(PTB).

Joca da Facig, neófito na política apesar de ser filho do ex-prefeito de Igarassu Jurandir Bezerra Lins, já colocou seu nome à disposição para a prefeitura no ano que vem. Filiado ao MDB e apostando em cooptar as forças que desejam um nome de fora da política tradicional na cidade, Joca deve disputar em um cenário ainda pouco definido. O prefeito Mário Ricardo(PTB) não conseguiu emplacar o filho como deputado estadual e já não pode ser reeleito. Nas costuras, deve indicar um nome de dentro da gestão para dar prosseguimento a seu projeto político. Muitos apostam que pode ser sua vice, Professora Elcione.

O prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca (PSD), caminha para uma reeleição tranquila. Eleito na sucessão de Cal Volia (PP), ele vem fazendo uma gestão marcada pela entrega de obras à população, além de manter grande proximidade com lideranças populares. Nas eleições de 2018, Zé conseguiu repassar mais de 6 mil votos a Volia e quase 4 mil a André de Paula(PSD), fazendo-os majoritários com folga na cidade.

Por último, mas não menos importante, Cal Volia geriu a cidade de Itapissuma e quase foi eleito deputado estadual ano passado, com apoio apenas de uma prefeitura. Na coligação PP-PR-SD-PMN, ele auferiu mais votos que muitos deputados estaduais, como Ricardo Costa (PP), Zé Maurício (PP) e Jadeval de Lima (PMN), com um total de 24.131 votos. Para 2020, ele deve enfrentar o atual prefeito de Itamaracá, Mosar Tato (PSB), que é cunhado do deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior(PSC).

Somente o futuro dirá se a estratégia será vitoriosa, mas o grupo possui bons mestres na arte de garimpar votos majoritários e deve multiplicar o resultado obtido em 2018 sem muitos esforços. É o princípio de um bloco político nascendo com muitas chances de dar certo porque ao menos dois devem ser eleitos em 2020.

Limbo – O Prefeito de Olinda, Lupércio (SD), foi eleito em 2016 derrotando nomes emblemáticos na cidade, como Izabel Urquiza, Luciana Santos e Antônio Campos. Saltando rapidamente de vereador para deputado estadual e, em seguida, gestor da terceira maior cidade do estado, o capital político de Lupércio decaiu tão rapidamente quanto ao longo do último mandato. Esta semana, ele saiu vaiado do evento Todos Por Pernambuco e levantamentos internos dão conta de que será difícil reverter a rejeição se um ninja não entrar em cena desde já.

Prioridade – Na cidade do Brejo da Madre de Deus, o candidato do Palácio do Campo das Princesas deve ser Rubinho Nunes (PCdoB). A relação pessoal que tem com o deputado federal João Campo (PSB) somada ao apoio em 2018 deve consolidar o reconhecimento em 2020. O município é comandado por Hilário (PSD).

São Joaquim do Monte – Na roda de apostas para a sucessão de Joãozinho Tenório, muitos citam o nome do vice, Dr. Abrantes. Médico que já geriu o município em outras ocasiões, o fato de ter o nome lembrado na cidade e de ser do colete do prefeito, intensificam as chances de ser mesmo o candidato do grupo político em 2020. O médico conta com a simpatia de Tenório.

Dever de casa – Raffiê Dellon realmente está cumprindo a tarefa com louvor em Caruaru. Com a benção de André de Paula (PSD), ele já preparou 42 pré-candidatos a vereador na cidade que estão ventilando seu nome nos quatro cantos da cidade. Estes pré-candidatos estão sendo preparados tecnicamente para apresentar projetos políticos e não somente pedir o voto de maneira vaga em 2020. Raffiê também é um dos candidatos lembrados para concorrer à prefeitura de Caruaru no ano que vem.

Moreno – O PTC declarou esta semana irrestrito apoio à pré-candidatura de Edmilson Cupertino a prefeito de Moreno em 2020. Edmilson ficou em segundo lugar na disputa em 2016 e segue como o nome mais lembrado para disputar novamente contra o prefeito Vavá Rufino (PTB). Também foi anunciada a pré-candidatura a vereador pelo partido do administrador de empresas e jurista, Dr. Mário Filho. Ambos contam com total apoio do presidente do PTC em Pernambuco e vice-presidente nacional da sigla, o contador Fábio Bernardino. Segundo o presidente, a eleição dos dois é prioritária para a legenda.

Retorno – Muitos ex-prefeitos estão cogitando voltar a disputar a prefeitura de seus municípios. Alguns deles são José Queiroz, em Caruaru; Júlio Lossio em Petrolina; Carlos Evandro, em Serra talhada; Silvino Duarte, em Garanhuns; Zeca Cavalcanti em Arcoverde, Yves Ribeiro, em Paulista, Elias Gomes, no Cabo de Santo Agostinho; e Flávio Gadelha em Abreu e Lima. O problema é que vão contrastar com o desejo de renovação que o povo vem suscitando. Muitas vezes, combina-se com os políticos, mas esquecem de combinar com os russos.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS