Política em Dia (14/09) – Só se fala em Túlio

Política em Dia (14/09) – Só se fala em Túlio

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Por Brasília, só o que se fala é que Túlio Gadelha é a bola da vez para garantir a presidência do PDT no estado de Pernambuco, consolidando, assim, sua candidatura a prefeito da cidade do Recife em 2020. A mudança de comando, saindo das mãos dos Queiroz para as mãos de Gadelha se deveria ao fato de que o deputado neófito teria mais condições de ser um nome a preparar a estrada de Ciro Gomes em 2022 na cidade, parte de uma estratégia que será executada em todas as capitais do país. Na articulação, mesmo que perdesse, Túlio cresceria na disputa e poderia ajudar a eleger outros deputados, tanto federais quanto estaduais, ampliando uma base de apoio ao presidente que realmente o representasse, não apenas servindo como legenda de aluguel para o governo do estado.

Também há um certo remorso da cúpula do PDT por não haver conseguido o apoio do PSB em 2018, em que pesou a decisão dos socialistas pernambucanos, maioria no comando nacional. No processo, será testada a decolagem do deputado que tem circulado bem dentre os movimentos sociais recifenses e tem potencial para crescimento, em especial caso Marília Arraes (PT) e Felipe Carreras (PSB) não forem candidatos e descarregarem apoio nele. E o Palácio já monitora a possibilidade da candidatura de Gadelha porque precisará trabalhar com empenho para eleger João Campos (PSB) no Recife em 2020. Ambos são jovens, influentes nas redes sociais e nos respectivos partidos, dividem os votos de esquerda e centro-esquerda recifenses, além de já estarem gastando sola de sapato nas comunidades. Mas contra Túlio também pesa a proximidade da vereadora Isabela de Roldão, quadro pedetista histórico, com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). No que depender dela, a legenda rifa seu companheiro de partido. Embora haja a tendência de que Wolney e José Queiroz percam o controle sobre o PDT, é pouco provável que sejam completamente apartados da sigla, legando-lhes ao menos a garantia de abrigo aos seus candidatos em 2020, mas pai e filho é que devem decidir se arriscam ou empreendem uma nova jornada em outras trincheiras.

A temporalidade do processo é quem deve definir este ponto, porque se a executiva nacional estender demais até se decidir, isso terá impacto na formação dos palanques municipais. Parece que a disputa no Recife deve mesmo definir o xadrez nas demais cidades do estado.

Damares – Presente em Pernambuco ontem, a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, este com o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira. O encontro foi visando parcerias para a cidade, mas acabou sendo uma demonstração de força para Anderson, que deve buscar a reeleição no ano que vem. Estiveram presentes também o irmão e o pai do prefeito, respectivamente o deputado federal André Ferreira(PSC) e o deputado estadual Manoel Ferreira(PSC).

Prestígio – O evento de posse do vice-prefeito de Paulista, Jorge Carrero (PV), como novo presidente do PV em Pernambuco foi bastante prestigiado ontem, na Câmara de Vereadores do Recife. Presentes delegações de todo o estado, o partido tem se organizado para conseguir eleger uma quantidade razoável de vereadores e prefeitos em 2020.

Organização – Outro que está se organizando bem é o PTC. Esta semana, o Movimento Avança Recife, MAR, adentrou no partido e garantiu uma quantidade expressiva de candidatos a vereador na capital, além de dezenas de militantes. A meta do Partido Trabalhista Cristão é eleger de 3 a 5 vereadores.

Popularidade – Alguns prefeitos de Pernambuco estão definhando nas pesquisas de intenção de voto e satisfação. Ao não se habituarem às novas tendências, pecam e devem pagar um preço pesado. Outros, guiados por levantamentos internos, podem reverter a situação, mas só se forem capazes de tomar um rumo desde já.

Rejeição – O prefeito de Abreu e Lima, Pr Marcos (PSB), está com uma rejeição estratosférica, provavelmente contaminando qualquer candidato que apoie. A dúvida é se há espaço para o crescimento de Flávio Gadelha e Katiana Gadelha, os primos que fazem oposição ao prefeito.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS