Políticos lamentam morte do comunicador Samir Abou Hana

Saiba mais informações clicando no link


A comunicação pernambucana perde um de seus grandes quadros. Faleceu nesta sexta (10/11) Samir Abou Hana, 79 anos. Ele estava há uma semana internado na UTI do hospital Hapvida, no Recife, em razão de um traumatismo craniano provocado por um acidente doméstico. Bacia e fêmur também teriam sido prejudicados pela queda.

Embora desde a infância já tenha conhecimento do quanto ele representava para Pernambuco, sobretudo para a área de comunicação, tive apenas a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente há pouco mais de dois anos, quando, a convite do meu amigo Tarcísio Calado Filho, nos reunirmos em um almoço no Boi & Brasa de Piedade. Verdadeiramente uma pessoa espetacular que deixa um grande legado na comunicação popular.

Apresentador de rádio e TV, Samir ganhou o apelido de ‘Secretário da Cidade’ e popularizou a expressão ‘ternurinha pra você’. A classe política enviou mensagens exaltando a sua trajetória:

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do jornalista Samir Abou Hana, uma das vozes mais tradicionais do rádio em Pernambuco. Conhecido como “secretário da cidade”, pela defesa que sempre fez dos interesses da população, Samir construiu uma carreira exitosa. Passou por diversas empresas de comunicação no Estado, atuou também na televisão e foi secretário de Imprensa nas prefeituras do Recife e de Olinda. Quero manifestar minha solidariedade aos seus familiares, amigos e ouvintes neste momento de profundo pesar.”

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco 

“Samir Abou Hana marcou época na imprensa pernambucana e conquistou o respeito, carinho e admiração da sua audiência pelo seu carisma e credibilidade. O apelido de secretário da cidade e a expressão ternurinha se tornaram marcas registradas de uma produtiva trajetória com destaque na TV e no rádio – onde dedicou maior parte da sua carreira -, mas também em jornais e impressos e como secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife, ainda na gestão de Augusto Lucena. Aos familiares e amigos, deixo os meus votos de solidariedade e apoio pela perda”.

João Campos – Prefeito do Recife

“A imprensa e a sociedade pernambucana encerram esta semana tristes com a morte do jornalista Samir Abou Hana. Um grande profissional de um carisma singular, que se popularizou também por mandar para todos que o acompanhavam uma saudação carinhosa chamada de “Ternurinha”. Com uma presença marcante na tv e sua voz inconfundível no rádio, passou por grandes veículos da região, como Rádio Clube e Rádio Jornal, sempre demonstrando sensibilidade em defesa do interesse público e do jornalismo de qualidade.”

Professor Lupércio – Prefeito de Olinda

“A comunicação pernambucana perdeu um dos seus grandes ícones. Referência no rádio e na televisão, Samir Abou Hana conseguiu levar a informação ao grande público de forma descontraída, de um jeito único e pessoal. Nossos sentimentos à família, amigos, colegas de trabalho e admiradores.”

Anderson Ferreira – Prefeito de Jaboatão dos Guararapes

Calou-se hoje a voz de alguém que, durante décadas, lutou pelos direitos dos pernambucanos, em especial, do povo mais humilde. Samir Abou Hana está na história e no coração de Pernambuco como um daqueles homens  que até seus últimos dias dedicou a vida pelo serviço público, emprestando sua voz, seu talento e sua inquietação para resolver os problemas do dia a dia e tornar nosso estado um lugar melhor. Ganhou merecidamente em sua trajetória o título de “Secretário da Cidade”, afinal, era um comunicador que de fato ajudava a solucionar os desafios de nossa população, dando espaço para o jornalismo correto e de interesse público.

Tive a honra de conhecer Samir, de ser entrevistado por ele e discutir nosso Pernambuco. Era um cidadão inteligente, de bom papo e que onde chegava encantava com seu carisma e sorriso largo. É, sem dúvidas, um triste momento para todos seus admiradores, para o jornalismo e para todo um povo que se acostumou a ouvir e a ver Samir. Deixo minha solidariedade a seus familiares e amigos. Uma ternurinha para você, Samir Abou Hana, eterno Secretário da Cidade.

Miguel Coelho – prefeito de Petrolina

O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte do comunicador Samir Abou Hana, homem honrado e honesto que sempre serviu ao povo pernambucano com informações precisas, de grande relevância e credibilidade.

Profissional exemplar da comunicação, Samir passou por grandes veículos de comunicação, sempre comprometido e dedicado, é reconhecido pelo público como grande comunicador.

Nossos votos de profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos.

Eduardo da Fonte – Presidente do Partido Progressistas/Pernambuco

Lula da Fonte – Vice-presidente do Partido Progressistas/Pernambuco

“Com pesar, ficamos sabendo da notícia da morte de Samir Abou Hana, o eterno Secretário da Cidade. Toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos desse grande profissional, que inscreveu seu nome na história da comunicação brasileira. O legado de Samir será sempre uma referência.”

Daniel Coelho – Deputado federal

“Pernambuco se despede de um dos maiores comunicadores do estado, perco um amigo.Samir Abou Hana dedicou a sua vida à comunicação, construindo sua trajetória com um carisma marcante e com uma identidade próxima ao povo. A prova disso é que ficou conhecido como “O Secretário da Cidade”, pela forma como apontava os problemas e cobrava as soluções, sendo voz em muitos momentos da população. Sua “ternurinha”, bordão que virou marca, ficará agora eternizada na saudosa lembrança de seus fãs e admiradores. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos nesse momento de despedida.”

Wanderson Florêncio – Deputado estadual

Com a partida de Samir Abou Hana, Pernambuco perde um de seus comunicadores mais carismáticos. Samir, o Secretário da Cidade, foi um autêntico porta-voz da população, um aliado permanente na cobrança por melhores serviços públicos. Tive a honra de participar inúmeras vezes de seus programas, e pude constatar também a sua dimensão humana, a sua humildade e generosidade”.

Armando Monteiro Neto – Ex-Senador

COMENTÁRIOS