Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, visita nova unidade operacional da Rnest

Saiba mais informações clicando no link

Prefeita Célia Sales

Nesta sexta (10), a prefeita do Ipojuca Célia Sales, fez uma visita institucional e técnica à Refinaria Abreu e Lima (Rnest) para conhecer a nova unidade operacional chamada Snox, que foi projetada para tratamento dos gases da refinaria e abatimento de emissões, reduzindo significativamente o envio de gases para queima na tocha. Na ocasião, o gerente geral da Rnest, Márcio Maia, apresentou dados da Refinaria, levou a comitiva para conhecer as obras da nova unidade e falou sobre geração de emprego no empreendimento.

Prefeita Célia Sales

“Trata-se da Unidade com a tecnologia mais moderna que existe no Refino da Petrobras”, afirmou o gerente geral da Refinaria. O corpo técnico da Rnest também explicou que foi implementado sistema com inteligência artificial que atua no controle da tocha (Smart Tocha), para otimizar a dispersão de gases, aumentando a eficiência da queima e reduzindo emissões. As queixas da população sobre os odores sentidos por quem mora nos bairros do entorno da Rnest também fez parte da pauta trazida pela prefeita e pelo secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Erivelto Lacerda.

A gerência da Refinaria informou à prefeita que os mesmos dados apresentados a ela foram já apresentados à CPRH e ao MPPE. Informou também que a Refinaria foi favorável em relação à perícia solicitada pelo MPPE, pois opera dentro dos parâmetros legais e os dados das estações de monitoramento demonstram que a qualidade do ar está boa. “Importante estarmos monitorando junto com vocês todos esses processos para que a gente possa dar segurança à população” disse a prefeita. Ela também reforçou o pedido de que quer ver os ipojucanos sendo empregados nas obras. O secretário de Desenvolvimento Econômica, Puran Medeiros, explicou que a Prefeitura tem feito um trabalho de capacitação com os ipojucanos sob a demanda das empresas e colocou à disposição da Refinaria o banco de currículos do Programa Agora (www.agoraipojuca.com.br).

COMENTÁRIOS