Prefeito Bruno Pereira discute parceria com Uruguai, após reconhecimento da Rede PEA-UNESCO na educação municipal

Saiba mais informações clicando no link


Após reconhecimento da educação municipal com o certificado da Rede PEA-Unesco, em 2018, o prefeito Bruno Pereira se reuniu, da última quinta-feira (13), na sede do Consulado Honorário da República do Uruguai, em Olinda, com o cônsul, Rodrigo Carneiro, para discutir parceria. No encontro, também estavam o defensor público geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo, e a representante da PEA-Unesco, Giovanna de Melo.

De acordo com o prefeito, a reunião buscou formalizar a autorização da réplica dos 19 projetos socioeducativos, desenvolvidos na Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, que fica no bairro de Tiúma, para serem implantados na rede de educação de cidades do Uruguai. “Para nossa gestão é um motivo de muito orgulho e alegria, pois, além da certificação do Programa de Escolas Associadas – uma rede internacional de escolas, que trabalha pela ideia da cultura e da paz, também estamos contribuindo para o futuro da cultura, educação e paz no exterior. Juntamente com o cônsul do Uruguai, estamos avaliando cidades do país que se aproximem da realidade são-lourencense, como população e PIB para melhor aproveitamento dos projetos. Hoje, a educação são-lourencense é referência nacional e internacional”, enfatizou Bruno.

Para o cônsul do Uruguai, Rodrigo Carneiro, os projetos de São Lourenço da Mata possuem credibilidade, principalmente por ser reconhecida por uma agência especializada em educação, ciência e cultura. “Essa reunião foi apenas o ponto de partida. Estamos tratando assuntos abrangentes, para unir forças e colocar os projetos em prática, inicialmente na área da educação, porém, pretendemos ampliar para diversos seguimentos. O Uruguai possui Sede no Mercosul, sendo um País que possui várias ações direcionadas a benfeitorias sociais, culturais e educacionais. Admiramos muito a iniciativa do prefeito Bruno Pereira em desejar realizar essa ponte entre o município e as cidades do Uruguai. Um olhar raro, abrindo novas possibilidades para ambos lugares. Planejamos após a pandemia realizar avaliações físicas, juntamente a Prefeitura, diretamente no Uruguai”, pontuou Rodrigo.

COMENTÁRIOS