Prefeito de Caruaru recebe comitiva da Fundação Bernard Van Leer, criadora do programa Urban 95 para a Primeira Infância

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Rodrigo Pinheiro Prefeitura de Caruaru
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu, nessa sexta-feira (03), a comitiva da Urban 95. O objetivo da visita foi conhecer os serviços que a rede de servidores da prefeitura realiza em prol da Primeira Infância, assim como os planos de ações e atividades futuras na cidade.  

A equipe, formada pela representante da Fundação Bernard Van Leer (FBvL), no Brasil, Claudia Vidigal; pelo chefe executivo da FBvL, o holandês Michael Feigelson; pela  diretora de Programa da FBvL, a indiana Rushda Majeed; e pela coordenadora do Programa da FBvL, para o Brasil, Thaís Sanches; realizou diversas atividades durante todo o dia. 

Os representantes da FBvL, foram ciceroneados pelo assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, Swami Lima, e pela gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Andreza Ferreira, que fazem parte da equipe ponto focal da Urban 95 em Caruaru. 

Durante a visita, a comitiva participou de reunião, no Auditório da ETI (Escola em Tempo Integral) Irmã Ceciliana Gross, com integrantes da Secretaria de Educação, e, em seguida, foi conhecer as instalações e programas destinados as gestantes e recém-nascidos da Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres. 

Logo após o almoço, os representantes do Urban 95 reuniram-se com o prefeito Rodrigo Pinheiro, em seu gabinete, para uma roda de diálogo e troca de ideias. “Mais uma vez a gente recebe a equipe da Urban 95, em Caruaru. Esse é um programa internacional que trata da Primeira Infância e, aqui, nós trabalhamos a Primeira Infância em todo o governo, com diversas secretarias”, ressaltou o prefeito. 

A comitiva também foi recebida por secretários municipais, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Bruno Lambreta, juntamente com o prefeito, em uma reunião no Palácio Jaime Nejaim. “O número expressivo de parceiros reflete a motivação dessa cidade em trabalhar com a Primeira Infância. Quando a gente vê a vontade  política de uma cidade de fazer a coisa acontecer, a gente começa e oferece uma pequena assessoria. E se ela cresce, a gente vai seguindo com essa assessoria”, explicou Cláudia Vidigal. “Das 25 cidades da Urban 95, no Brasil, algumas têm uma parceria, duas ou três, e em Caruaru nós temos todos os parceiros atuando nesse momento”, completou.

O prefeito Rodrigo Pinheiro reiterou a fala de Cláudia “No Brasil, são 25 cidades que têm essa parceria e Cláudia Vidigal, que é a principal representante da Urban 95 no país, afirmou que Caruaru é uma das cidades que mais tem empresas parceiras dentro de tudo o que é aplicado no programa . A gente fica feliz”. O prefeito ainda adiantou alguns planos para enriquecer o programa no município. “Cláudia e equipe gostaram do que viram, gostaram dos resultados e a gente vai continuar executando tudo aquilo que planejamos ao longo desses últimos anos. Marcamos também uma visita técnica na cidade de Jundiaí (SP), em breve, para trocarmos experiências.”

Após a reunião no Palácio Jaime Nejaim, a comitiva seguiu para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Pinheiro dos Santos (Pinheirão), localizado no bairro São José. No local, conheceram o Pátio Escolar Naturalizado, na área interna, e, na área externa, o Parque Naturalizado. Na ocasião, houve uma apresentação cultural do Boi Tira-teima.  

O diretor executivo da FBvL, Michael Feigelson, disse que conhecer o trabalho realizado em Caruaru foi uma experiência maravilhosa e que a cidade está em um bom caminho, em três aspectos diferentes. “O primeiro é em relação a gestão, garantindo a Primeira Infância presente em todas as secretarias. O segundo aspecto são os programas e serviços para as famílias, que são vistos nas atividades em grupo dentro da maternidade e nos espaços naturalizados dentro das escolas. O terceiro aspecto é o espaço público, a exemplo do Parque fora da escola”, assegurou Michael. “Vocês estão no caminho certo e promissor em relação a gestão da Primeira Infância dentro do município. Estou muito curioso e animado para voltar aqui daqui a três anos para ver como vocês cresceram e escalaram tudo isso para demais áreas da cidade.”

*Urban95*

Fundada pela Fundação Bernard van Leer, a Rede Urban95 é uma iniciativa internacional, que trabalha os eixos de espaços públicos e natureza; mobilidade para as famílias; dados; e  serviços, na perspectiva dos bebês e crianças pequenas, sendo o 95 uma alusão à altura média de uma criança de trê anos.

A rede atua com consultorias de empresas e especialistas, além de apoio financeiro para as cidades partícipes. Em Caruaru, a Urban95 tem contribuído com a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) – elaborado por nove secretarias do município, aprovada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA), e que segue, neste início de 2023, para avaliação na Câmara dos Vereadores.

O desenvolvimento da plataforma Alertas da Primeira Infância – com previsão de utilização gradual nas unidades e serviços do município ainda neste primeiro semestre de 2023, também é uma contribuição da Urban 95. 

Outras contribuições são a Mudança de Comportamento – em que se trabalha a campanha do BrincAR LIVRE, desde meados de 2022, e se dá continuidade no ano presente, e os  Parques Naturalizados – ou paisagens naturais para o brincar. 

Em Caruaru já foi implantado, no Monte Bom Jesus, o primeiro parque naturalizado da cidade, ao lado do CMEI Dom Antônio Soares Costa, e no bairro São José, um pátio escolar naturalizado (na área interna do CMEI José Pinheiro dos Santos Filho) e um parque naturalizado em frente ao mesmo CMEI.

COMENTÁRIOS