Prefeito do PT declara apoio a Sílvio Costa para o Senado

Prefeito do PT declara apoio a Sílvio Costa para o Senado

Pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa já contabiliza apoios de lideranças espalhadas por municípios de todas as regiões do estado.

Numa maratona de visitas por cidades do interior, que agora chega à Zona da Mata, o vice-líder da oposição na Câmara Federal e pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa (Avante), recebeu, neste domingo (10), a declaração de apoio do prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade, do PT, para a disputa majoritária do Senado em outubro próximo.
Eleito com 53,03% dos votos válidos, o prefeito petista Marivaldo Andrade, 51 anos, venceu em 2016 pela coligação Juntos Somos mais Fortes, formada por PT, PSB, PTN, PROS e PPS. Agricultor por formação, Marivaldo Andrade administra Jaqueira que tem na agropecuária a maior força da economia municipal, aliada à produção de açúcar.

Distante 126 Km do Recife, Jaqueira está situada na Mata Meridional, microrregião de Vitória de Santo Antão, tendo como municípios limítrofes Lagoa dos Gatos, Catende, Belém de Maria, Maraial, São Benedito do Sul, Catende e Lagoa dos Gatos. A população estimada é de 12 mil habitantes, segundo o IBGE.

Os Jaqueirenses contam que o povoado surgiu a partir de um ponto de parada dos homens que transportavam cargas em animais para abastecer de gêneros alimentícios, vestuário e outras mercadorias os povoados, vilas e cidades da região. A parada devia-se a duas jaqueiras que ofereciam sombras e tornou-se ponto de encontro dos comerciantes, gerando um pequeno comércio no local.

Em 1883, foi inaugurada a estação ferroviária ligando a vila de Jaqueira ao litoral em Recife, ferrovia que passou a abastecer a cidade e a escoar a produção de açúcar das usinas da região. O distrito foi criado em 1904, com o nome de colônia Isabel. Em 1911, passou a se chamar Jaqueira e estava subordinado a Palmares. Em 1933, foi para a jurisdição de Maraial, até que em 1995 emancipou-se.

COMENTÁRIOS