Prefeito Elimário Farias garante participação de Barreiros no Programa Criança Alfabetizada

Prefeito Elimário Farias garante participação de Barreiros no Programa Criança Alfabetizada

O prefeito de Barreiros, Elimário Farias, e o vice-prefeito Thomaz Baleia, representaram o município no lançamento do Programa Criança Alfabetizada,

Governador anuncia 10ª Companhia Independente da PM para o Litoral Sul
Prefeito Elimário Farias e deputada Simone Santana se reúnem com presidente da Compesa
Carlinhos da Pedreira, Eriberto Medeiros e Eduardo da Fonte unem forças para pavimentar estrada da Praia do Porto de Nassau

O prefeito de Barreiros, Elimário Farias, e o vice-prefeito Thomaz Baleia, representaram o município no lançamento do Programa Criança Alfabetizada, lançado nesta terça-feira (11/06) pelo Governo de Pernambuco em solenidade no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento foi comandado pelo governador Paulo Câmara. A comitiva barreirense ainda contou com as presenças dos secretários João Baleia (Governo) e Wylliane Gomes (Educação), além de técnicos da Secretaria Municipal de  Educação.

Hoje assinei o termo de adesão ao Programa, o que garantirá ao município receber o apoio técnico necessário por parte do Governo do Estado para que avancemos ainda mais no desempenho escolar das nossas crianças em fase de alfabetização”, informou o prefeito Elimário.

Atualmente Barreiros possui 1.050 crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamental l, séries contempladas pela ação. Ainda de acordo com o prefeito um grupo de trabalho da Secretaria Estadual de Educação será responsável por escolher e capacitar profissionais do município que e terão a tarefa de intensificar ações para melhorar o desempenho de leitura e escrita das crianças. Em contrapartida, esses coordenadores municipais ganharão um incentivo financeiro.

A secretaria municipal de Educação, Wylliane Gomes, destacou a importância do Programa para fortalecer a área de Educação em Barreiros.

Participando hoje da solenidade que lança o programa pude perceber como dirigente municipal o compromisso que todos precisamos ter em relação a primeira infância. Os passos dados pela educação não podem ser definidos sem antes olharmos as crianças que precisam ser alfabetizadas, o olhar do Governo do Estado para o município traduz o compromisso de termos um governo que anda junto, que abraça a causa e que nos apoia para fazer com que a educação em Barreiros avance ainda mais”, disse.

O progresso na área de Educação no município de Barreiros inclusive chegou a ser destaque no final do mês de Maio deste ano, quando os índices do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) apontaram um aumento substancial nos indicadores de 2018 em relação ao ano de 2016.

No segundo ano do fundamental l, o município aparecia em 2016 com uma média de 525 em língua portuguesa. Em 2018 o número subiu para 582,7, um crescimento de 11%. Já em matemática, o índice subiu de 509,3 para 558,7.

COMMENTS