Prefeito João Campos acompanha força-tarefa para abrir a Casa de Acolhida Margareth da Silva

Equipamento, localizado no bairro do Hipódromo, vai atender as crianças do Lar Paulo de Tarso, que foram vítimas de um incêndio na última sexta-feira (14)

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife está ampliando a rede de assistência social para as crianças e adolescentes da cidade. Uma nova Casa de Acolhida, que seria inaugurada até o final do mês, está recebendo uma força-tarefa para que sua estrutura esteja pronta para receber as crianças do Lar Paulo de Tarso, vítimas de um incêndio na última sexta-feira (14), assim que as condições de saúde permitam. O prefeito do Recife João Campos vistoriou as instalações do equipamento, localizado no bairro do Hipódromo, no início da manhã deste sábado (15).

“Através de um verdadeiro mutirão, com diversas secretarias envolvidas, estamos antecipando o cronograma de abertura desta nova unidade, garantindo que a Casa esteja com a estrutura pronta para receber as crianças do Lar Paulo de Tarso até que a estrutura da instituição seja restabelecida. Hoje, todas as equipes estão em diálogo para a casa estar apta para receber as crianças logo após elas receberem alta médica”, afirmou João Campos.

A nova Casa de Acolhida, que leva o nome de Margareth da Silva em homenagem à cuidadora de 62 anos, que trabalhava no Lar Paulo de Tarso e faleceu vítima da tragédia  de ontem, vai receber as 12 crianças da instituição que agora estão internadas. Além de inaugurar  o equipamento até a próxima quarta-feira, após vistorias técnicas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a Prefeitura está dando todo o suporte no tocante a outras urgências que a situação exige, como atendimento social, médico e psicológico. Os profissionais que atuam na instituição também irão receber acompanhamento psicológico, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Assistência Social do Recife, Ana Rita Suassuna, que estava ao lado do gestor municipal, reforçou a importância desse suporte e acolhimento no momento difícil. “Desde o começo, nossas equipes da Assistência Social e da Saúde estão dando todo o suporte aqui e no Paulo de Tarso. Estamos fazendo toda uma frente de acolhida humanizada, porque foi muito traumático, tanto para os servidores que trabalhavam na unidade, quanto para as crianças. Estamos oferecendo acompanhamento psicológico a estes profissionais no CAPS do Ipsep para que, se desejarem, tenham esse acompanhamento frequente. Desde o primeiro momento, estamos dando todo o suporte, tanto às famílias que perderam as crianças, quanto às pessoas que trabalham no Paulo de Tarso”, enfatizou.

O equipamento da Prefeitura, que terá funcionamento 24 horas por dia,  tem capacidade para acolher até 15 crianças e conta com três quartos, cozinha, sala, área de recreação e lavanderia. No primeiro momento, um quarto ficará disponível para a chegada das primeiras crianças da Organização não-governamental que atuava há 30 anos na cidade, no bairro do Ipsep. Para atender as necessidades, estarão a postos seis cuidadores diurnos, quatro cuidadores noturnos, uma psicóloga, uma assistente social, um pedagogo, duas cozinheiras e dois auxiliares de serviços gerais.

RECURSOS A Prefeitura do Recife também irá disponibilizar, por meio do programa Parceria, projeto técnico e material para reconstrução do Lar Paulo de Tarso. Além disso, por meio do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), serão antecipados recursos na ordem de R$ 40 mil relativos ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A Prefeitura ainda vai liberar R$ 35 mil da quarta parcela, de um total de seis, referente ao Chamamento Público para acolhimento de crianças vítimas de violência doméstica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas.

COMENTÁRIOS