Prefeito João Campos realiza consulta pública sobre projeto de transformação social e urbana da Comunidade do Bem, na Zona Sul

No local, serão construídas uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma creche e um Arrecifes da Cidadania - espaço integrado de diálogo continuado com a comunidade.

João Campos Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife apresentou, na noite desta quinta-feira (18), um projeto que vai promover uma transformação social e urbana da Comunidade do Bem, localizada na Imbiribeira, Zona Sul da capital. A apresentação da proposta aos moradores da área, composta pelas localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/ Nova Esperança e Aritana, foi feita pelo prefeito João Campos em um espaço na Rua B. Na comunidade, serão construídas uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma creche e um Arrecifes da Cidadania –  espaço integrado de diálogo continuado com a comunidade. As obras, cujos recursos são advindos do programa ProMorar, serão acompanhadas e coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais.

“Hoje é um dia muito especial. Cheguei dos Estados Unidos há pouco, a gente assinou uma operação de crédito e o Recife vai receber o maior investimento da sua história. Serão R$ 2 bilhões destinados para comunidades como a Irmã Dorothy, Beira de Maré e Aritana. Se a gente tem um sonho de muitos anos, de muita luta, a gente não pode deixar de teimar para ele acontecer. Vim aqui no início da gestão, a gente começou a fazer 13 projetos, e agora a gente volta e apresenta o primeiro modelo do que vai ser implantado aqui com base na escuta e no trabalho de engenheiros, arquitetos e assistentes sociais. O grande gargalo era a questão do dinheiro para fazer tudo, mas agora está 100% garantido para fazer todas as obras”, comentou João Campos durante a apresentação do projeto aos moradores da área.

De acordo com a Chefe do Gabinete de Projetos Especiais Cinthia Mello, o projeto foi criado com base em coletas de dados dos moradores e encontros promovidos pela Prefeitura do Recife para escutar as suas principais demandas. “As oficinas de escuta começaram em julho do ano passado, ouvimos cada comunidade e depois unimos as quatro em um único grupo. Ouvimos as necessidades, os anseios e as expectativas do grupo. Também fizemos cadastros com equipes que foram na porta de cada morador para entender a necessidade de qualificação profissional, de apoio em relação à saúde, entre outras necessidades”, explicou ela.

A partir disso, foi possível identificar as necessidades mais urgentes dos residentes e traçar a primeira etapa do projeto de transformação, que inclui a construção de uma Unidade de Saúde da Família, uma creche e um Arrecifes da Cidadania. As obras começam no segundo semestre deste ano e devem ser concluídas em 2024.

A USF Comunidade do Bem será a referência descentralizada para atendimento dos moradores da localidade e vai contar com uma Equipe de Saúde da Família,  Núcleo de Atenção e Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), além de farmácia e Espaço Mãe Coruja.

No local, os usuários poderão, por exemplo, realizar consultas com médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, além de exames. Para possibilitar o acesso de todos os moradores da Comunidade do Bem, a Unidade de Saúde da Família será erguida na Avenida Sul, com fácil acesso a pé, de transporte público ou veículo particular.

A Prefeitura do Recife também pretende garantir acesso à educação infantil de 100% das crianças de 0 até 5 anos que moram na Comunidade do Bem. Para isso, vai construir uma creche com capacidade para atender até 246 meninos e meninas em turnos parciais, com 4 horas de atendimento, e integral, com 7 horas. A estrutura física do local vai contar com salas de aula, multiuso, lactário, berçário, lavanderia, refeitório e mini-campo.

Com foco na transformação social, o Gabinete de Projetos Especiais também vai construir um Arrecifes da Cidadania, cujo objetivo é instalar na comunidade um ambiente integrado que irá conectar processos de escuta e diálogo continuados com a comunidade. No espaço, a população terá acesso a serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Núcleo Municipal de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária e do projeto Geração Juventudes, realizados respectivamente pelas secretarias executivas da Assistências Social, de Direitos Humanos e de Juventude.

COMENTÁRIOS