Prefeito João Campos vistoria primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 80 anos

Prefeito esteve no centro montado no Compaz Miguel Arraes, um dos 14 pontos de imunização da capital pernambucana que funciona de domingo a domingo


A manhã desta sexta-feira (12), foi marcada pelo primeiro dia de imunização contra a covid-19 para idosos a partir de 80 anos no Recife. Os pontos de vacinação montados pela Prefeitura do Recife começaram a receber essa população e o prefeito João Campos acompanhou o trabalho das equipes da Secretaria de Saúde no centro de vacinação montado no Compaz Miguel Arraes, na Caxangá.

“A gente registrou no dia de hoje mais de quatro mil agendamentos, a maior parte deles para pessoas idosas. Viemos hoje aqui fiscalizar e acompanhar a vacinação no Compaz Miguel Arraes, que acontece de maneira simultânea para os trabalhadores da saúde, a primeira e segunda dose, e para as pessoas com 80 anos ou mais”, disse o prefeito João Campos.


Para receber a vacina, as pessoas precisam realizar o agendamento através do Conecta Recife – www.conectarecife.recife.pe.gov.brou app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS. Se estiver dentro da faixa etária indicada, e for acamado, deverá marcar a opção disponível durante o cadastro.

“Temos visto algo que é fundamental, que é a solidariedade. Agora há pouco falei com uma família em que a neta ajudou a fazer a marcação da avó e veio acompanhando para a vacinação. Cada vacina representa uma esperança de vida, de saúde, de segurança para a família. Por isso que o Brasil tem que colocar como agenda prioritária a vacinação, unir todos os esforços”, acrescentou o prefeito.

Uma das pessoas que aproveitou para garantir a proteção logo neste primeiro dia foi Genilda Martins, de 80 anos. Depois de receber a dose, ela falou sobre o sentimento de gratidão e empatia. “Eu estava em isolamento completo desde 17 de março do ano passado. Eu não saía de casa, e foi muito difícil, mas não foi cruel. Todos podem fazer esse esforço. Nós estávamos esperando muito por esse momento e estamos gratos a todos, muita competência, muitos generosos e educados”, disse Genilda.

Quem também ficou emocionado foi o aposentado Eliezer Barbosa da Silva, de 81 anos. Ele não vê a hora de poder voltar a fazer coisas que fazia antes da pandemia. “A expectativa era grande, mas a emoção é maior ainda.  Esse tempo em casa não foi muito fácil, sou um homem de 81 anos, que tenho muitas responsabilidades. Espero que eu possa voltar as minhas atividades normais, principalmente físicas”, falou o aposentado.

O Plano Recife Vacina disponibiliza nove centros de vacinação distribuídos por várias regiões da cidade: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza também cinco pontos de drive-thru, que funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

 

COMENTÁRIOS