Prefeito Mano Medeiros amplia campanha de conscientização com pessoal e placas de alerta, na orla do Jaboatão

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Mano Medeiros Jaboatão dos Guararapes
Mais de 50 pessoas, entre guardas municipais, bombeiros civis, técnicos e divulgadores estarão envolvidos em uma ampla campanha educativa e de fiscalização, que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inicia no próximo sábado (11), na orla do município, das 7h às 17h, com concentração em frente à Igrejinha de Piedade. Além disso, placas informando sobre a proibição do banho de mar serão instaladas no trecho de 2,2 km que está interditado. O objetivo da ação é conscientizar os frequentadores da praia sobre a necessidade de adotar comportamento seguro, a fim de evitar novos incidentes com tubarões. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Mano Medeiros, em reunião no Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta quinta-feira (9).

Já estamos com um reforço da fiscalização, mas vamos ampliar ainda mais, no final de semana, por meio de parcerias com escolas de formação de bombeiros civis, até que possamos concluir o processo para criar uma Unidade Municipal de Guarda-Vidas. Também estamos implantando novas placas de sinalização, indicando o trecho de 2,2 quilômetros onde o banho de mar é proibido por decreto e mobilizando os comerciantes da orla para nos ajudar a orientar a população”, declarou Mano Medeiros.

A reunião foi aberta pela vice-governadora Priscila Krause e coordenada pela secretária de Meio Ambiente do Estado, Ana Luíza Ferreira, com participação remota da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, técnicos dos ministérios da Ciência e Tecnologia e de Pesca e Agricultura. Presencialmente, estavam representantes de diversos órgãos envolvidos com pesquisas e gestão relacionados ao tema, como o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), as universidades Federal (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e prefeituras da Região Metropolitana.

O prefeito salientou a importância da retomada da pesquisa sobre a presença de tubarões no litoral, pelo Governo do Estado, para adoção de novas medidas que possam dar mais segurança aos frequentadores do litoral pernambucano. Ele também comemorou a informação de que o Estado vai aplicar recursos também na aquisição de equipamentos que vão reforçar a fiscalização na orla. “Nós já temos dois quadriciclos que dão maior mobilidade aos guardas em operação e certamente vamos precisar de apoio para outros equipamentos”, observou.

COMENTÁRIOS