Prefeito Mano Medeiros anuncia ações de fiscalização e orientação na orla do Jaboatão

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Mano Medeiros anuncia ações de fiscalização e orientação na orla do Jaboatão
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participou de reunião com a governadora Raquel Lyra e demais prefeitos da Região Metropolitana, nesta terça-feira (7), e anunciou as primeiras medidas para reforçar a fiscalização e orientação aos frequentadores da orla do município. Uma das iniciativas é instituir a Guarda Vidas Municipal. Outra medida será uma ampla divulgação e sinalização, informado sobre o risco de ataque de tubarão no trecho de 2,2 km na Praia de Piedade que está proibido para o banho de mar.

“Desde o último domingo, temos reforçado a fiscalização na Praia de Piedade com um efetivo permanente e eficaz da Guarda Municipal e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente neste trabalho de orientação, para que as pessoas não entrem no mar. Num segundo momento, vamos criar a Guarda Vidas Municipal para ampliar o número de pessoas nessa fiscalização. Estamos estudando a contratação em torno de 40 profissionais, através de seleção simplificada ou contrato temporário. Estamos na fase de construção em conjunto com o Governo do Estado, que já se prontificou a fazer o treinamento desse pessoal”, disse o prefeito.

Mano Medeiros também determinou a instalação de placas em todo o trecho interditado para o banho de mar, alertando sobre a proibição do acesso ao mar. Também serão distribuídos panfletos entre os comerciantes e frequentadores da orla. “Temos feito um trabalho educativo, nos últimos anos, mas lamentavelmente ainda há pessoas que não têm consciência de que estão colocando a vida em risco e insistem em entrar na área do mar que está interditada. Por isso, faremos uma nova campanha para conscientizá-las sobre os cuidados que devem ter no momento de lazer. Nosso objetivo é preservar vidas”, ressaltou.

O prefeito também destacou a parceria dos comerciantes nesse trabalho de conscientização. “Os comerciantes estão sendo importantes parceiros nessa orientação aos frequentadores do litoral. Vamos continuar com a interlocução com esse grupo porque é importante manter a atividade econômica naquela área”, disse.

O trecho interditado para banho de mar foi determinado em julho de 2021, através de decreto municipal, e compreende 2,2 km entre a divisa com o Recife e as proximidades da Igrejinha de Piedade. Na próxima quinta-feira, representantes da Prefeitura do Jaboatão se reunirão com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para definir as próximas estratégias.

COMENTÁRIOS