Prefeito Rodrigo Pinheiro entrega segunda etapa do Complexo Municipal de Saúde

Com os novos serviços, a previsão é realizar cerca de 12 mil atendimentos por mês.

Prefeito Rodrigo Pinheiro Prefeitura de Caruaru
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, inaugurou nesta segunda-feira (15), a segunda etapa do Complexo Municipal de Saúde Jacqueline Fernandes da Costa Silva. Localizado no bairro Nossa Senhora das Dores, região central de Caruaru, o complexo agora passa a contar com os serviços do Centro de Saúde Ana Rodrigues, Centro de Especialidades Odontológicas, Gerência de Regulação, Avaliação e Controle e a Equipe de Atenção Primária São Francisco III (EAP). Com a chegada dos novos serviços, a previsão é realizar, no complexo, em torno de 600 atendimentos por dia, o que equivale a aproximadamente 12 mil atendimentos por mês.

A nova estrutura vai contar com a colaboração de cerca de 200 servidores da saúde, entre eles, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A disposição do espaço foi pensada como forma de melhorar o acesso da população à saúde e qualificar o acolhimento dos cidadãos caruaruenses com uma assistência ampliada e diversificada em um único local. Sendo assim, o Complexo Municipal contempla um conjunto de unidades, distribuídas entre serviços da Rede de Atenção Básica e da Rede de Atenção Especializada, localizado na Rua Djalma Dutra, s/nº, no bairro Nossa Senhora das Dores (imediações do Colégio Sagrado Coração).

“Além do maior conforto, uma melhor localização para os usuários, com boa parte das linhas de ônibus que circulam no município passando na porta do complexo, o que vai agilizar o acesso deles aos serviços”, destacou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.

Prefeito Rodrigo Pinheiro Prefeitura de Caruaru

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, falou da importância da chegada dos novos serviços ao complexo, que ampliou a capacidade de atendimentos no local. “É importante essa entrega, pois ampliamos ainda mais a nossa oferta no complexo. A gente deixa a saúde da população em dia, com os serviços em um único espaço, num local mais adequado, centralizado e moderno para esses atendimentos”, enfatizou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

No complexo já funcionavam os serviços do AME Diagnóstico, Laboratório Central e Laboratório de Cito e Anatomopatologia – Lacian. Em breve, o espaço irá receber os serviços da Farmácia Municipal, da Unidade de Atenção Psicossocial – UAP e do Centro de Saúde Amélia de Pontes.

A unidade recebeu o nome em homenagem à agente comunitária de saúde, Jacqueline Fernandes da Costa Silva, que trabalhou no bairro Centenário e faleceu no dia 8 de junho de 2020, vítima da Covid-19. Essa também foi uma forma da Prefeitura de Caruaru homenagear os diversos profissionais de saúde que trabalharam na linha de frente nos momentos mais críticos da pandemia.

Além do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e do Secretário de Saúde do município, George Veloso, estiveram presentes no evento o Dr. Walter Sousa, ex vice-prefeito de Caruaru, que atualmente trabalha como cirurgião-dentista no município, e também o senhor José Gomes da Silva, marido de Jacqueline Fernandes da Costa Silva, que dá nome ao complexo. Os vereadores do município Aline Nascimento (vice-presidente da câmara), Lula Torres, Felipe José, Irmão Ronaldo, Cabo Cardoso, Maurício Caruaru, Nelson Diniz, Val Lima, Mano do Som, Izaac da Saúde, se fizeram presentes, assim como servidores, secretários municipais e usuários.

Novos serviços do Complexo Municipal de Saúde:

Centro de Especialidades Odontológicas

É responsável pela continuidade do atendimento realizado pela rede de Atenção Primária, através das equipes de saúde bucal, com atendimento odontológico especializado e laboratório de prótese dentária.

Está preparado para oferecer à população os serviços de dentística, odontopediatria, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, radiologia odontológica, estomatologia, prótese dentária, atendimento de pacientes com necessidades especiais.

Gerência de Regulação Avaliação e Controle (GRAC)

É responsável por regular o acesso dos usuários do município de Caruaru aos serviços de saúde, referentes às solicitações de consultas, exames e tratamentos ofertados pelas redes estadual, municipal e conveniada. Inclui os encaminhamentos para os atendimentos de oftalmologia (programa do glaucoma) e de pacientes para o Tratamento Fora do Domicilio – TFD.

Centro de Saúde Ana Rodrigues

É um serviço da Rede de Atenção Básica de referência para o atendimento médico-ambulatorial, consultas de enfermagem, ambulatório de nutrição, exames de citologia, sala de vacina, sala de procedimentos, Centro Municipal de Testagem Covid-19.

COMENTÁRIOS