Prefeitos e Polícia Militar se reúnem para tratar da segurança do Carnaval

Prefeitos e Polícia Militar se reúnem para tratar da segurança do Carnaval

Encontro realizado na manhã desta quinta-feira (26) reuniu representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar e prefeitos dos municípios do Litoral Sul de Pernambuco. Na pauta, a definição das estratégias para garantir a segurança na região no período do carnaval de 2017. Representando a Polícia Militar de Pernambuco estavam o subcomandante do 10ºBPM, Major Fernando Júnior, o Chefe da Sessão de Operações, Capitão Bartolomeu, o comandante da 3º Companhia, Capitão Xavier, e o Subtenente Andrade, responsável pelo destacamento de São José da Coroa Grande. Entre os representantes dos municípios estavam os prefeitos Elimário Farias e o seu vice Thomaz Baleia (Barreiros), Franz Hacker (Sirinhaém), Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré) e o secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, Pedro Costa, além dos vereadores barreirenses Careca e Cristiano da Saúde. Embora a reunião tivesse como principal objetivo tratar da segurança das semanas pré e carnavalesca, os prefeitos aproveitaram o momento para pedir um reforço do policiamento na região. Solicitação defendida pela prefeita de Rio Formoso Isabel Hacker. Primeira entre os prefeitos a se pronunciar, Isabel pediu uma atenção especial por parte da PM ao seu município, sentimento também compartilhado pelo vice-prefeito de Barreiros Thomaz Baleia. Já o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker, sugeriu que a PM estudasse a possibilidade de disponibilizar um grupo especializado da polícia para atender exclusivamente a região e se comprometeu inclusive de se unir com os demais prefeitos para que os municípios ofereçam uma contrapartida para custear parte da atividade. Em relação ao esquema de segurança dos períodos pré e carnavalescos, o Comando da PM apresentou os horários em que seriam possíveis a realização dos desfiles e apresentações. Para esta questão, o vice- prefeito de Barreiros se posicionou e sugeriu que fosse estendido por mais uma hora o limite em que os blocos e troças carnavalescas poderiam desfilar durante a semana de carnaval, já que a Secretaria de Defesa Social havia determinado que na semana pré-carnavalesca os blocos poderiam ficar nas ruas até a meia noite, mas no carnaval este período seria limitado até às 23 horas. O pedido de Thomaz foi atendido e com isto os foliões poderão aproveitar mais o carnaval. Ao final, prefeitos e representantes da Polícia Militar de comprometeram manter reuniões periódicas para debater a segurança pública na região. Escrito por Wellington Ribeiro

Encontro realizado na manhã desta quinta-feira (26) reuniu representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar e prefeitos dos municípios do Litoral Sul de Pernambuco. Na pauta, a definição das estratégias para garantir a segurança na região no período do carnaval de 2017.

Representando a Polícia Militar de Pernambuco estavam o subcomandante do 10ºBPM, Major Fernando Júnior, o Chefe da Sessão de Operações, Capitão Bartolomeu, o comandante da 3º Companhia, Capitão Xavier, e o Subtenente Andrade, responsável pelo destacamento de São José da Coroa Grande.

Entre os representantes dos municípios estavam os prefeitos Elimário Farias e o seu vice Thomaz Baleia (Barreiros), Franz Hacker (Sirinhaém), Isabel Hacker (Rio Formoso), Sérgio Hacker (Tamandaré) e o secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, Pedro Costa, além dos vereadores barreirenses Careca e Cristiano da Saúde.

Embora a reunião tivesse como principal objetivo tratar da segurança das semanas pré e carnavalesca, os prefeitos aproveitaram o momento para pedir um reforço do policiamento na região. Solicitação defendida pela prefeita de Rio Formoso Isabel Hacker.

Primeira entre os prefeitos a se pronunciar, Isabel pediu uma atenção especial por parte da PM ao seu município, sentimento também compartilhado pelo vice-prefeito de Barreiros Thomaz Baleia.

Já o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker, sugeriu que a PM estudasse a possibilidade de disponibilizar um grupo especializado da polícia para atender exclusivamente a região e se comprometeu inclusive de se unir com os demais prefeitos para que os municípios ofereçam uma contrapartida para custear parte da atividade.

Em relação ao esquema de segurança dos períodos pré e carnavalescos, o Comando da PM apresentou os horários em que seriam possíveis a realização dos desfiles e apresentações. Para esta questão, o vice- prefeito de Barreiros se posicionou e sugeriu que fosse estendido por mais uma hora o limite em que os blocos e troças carnavalescas poderiam desfilar durante a semana de carnaval, já que a Secretaria de Defesa Social havia determinado que na semana pré-carnavalesca os blocos poderiam ficar nas ruas até a meia noite, mas no carnaval este período seria limitado até às 23 horas. O pedido de Thomaz foi atendido e com isto os foliões poderão aproveitar mais o carnaval.

Ao final, prefeitos e representantes da Polícia Militar de comprometeram manter reuniões periódicas para debater a segurança pública na região.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS