Prefeitos Lula Cabral e Bruno Pereira se unem para enfrentar Governo do Estado

Prefeitos Lula Cabral e Bruno Pereira se unem para enfrentar Governo do Estado

A insatisfação com os serviços oferecidos pela Compesa em seus municípios e o interesse em conquistar a autonomia deste setor motivou um encontro entre os prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) e Bruno Pereira (São Lourenço da Mata). A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), no gabinete de Lula Cabral, e serviu para que os gestores trocassem experiências quanto ao assunto e firmassem um compromisso de cooperação em relação ao tema. Embora o movimento contrarie interesse do Governo do Estado, que por sua vez prefere manter os serviços sob o comando da Compesa,  os gestores prometem unir esforços e ir até o fim na disputa para garantir o direito da população em ter um serviço de qualidade. “Assim como no Cabo de Santo Agostinho, o município de São Lourenço da Mata vivencia os mesmos problemas em relação à deficiência nos serviços de abastecimento de água oferecido pela Compesa. Por esta razão, o prefeito Bruno Pereira nos fez uma visita de cortesia para saber como anda o processo que iniciamos para a criação da Companhia Cabense de Água e Esgoto”, explicou Lula Cabral. Para o prefeito cabense é incompreensível a falta de água nas torneiras, uma vez que o município dispõe de grandes reservas de água.  “No Cabo de Santo Agostinho estão localizados os reservatórios de Pirapama, Gurjaú e Bita, responsáveis pelo abastecimento de água de grande parte da zona sul do Recife, no entanto, comunidades situadas a 500 metros desses mananciais, como é o caso de Pirapama, sofrem com a falta de água”, relatou. Possuindo dentro de suas fronteiras as barragens de Tapacurá, Várzea do Una e Queira Deus, também responsáveis pelo abastecimento de parte do Grande Recife, o município de São Lourenço da Mata experimenta o mesmo drama em relação à irregularidade no abastecimento de água em suas residências. Ao final do encontro, o prefeito Lula Cabral deixou claro que irá até as últimas instâncias jurídicas para garantir a autonomia do serviço pelo município e prometeu compartilhar com o prefeito Bruno Pereira as informações sobre o assunto. Mais sobre o assunto: Outra prefeitura que trava uma briga com a Compesa pela municipalização do setor é Petrolina, cidade governada por Miguel Coelho, filho do pré-candidato a governador pela oposição, Fernando Bezerra Coelho (MDB). No município sertanejo o processo anda bem avançado, inclusive no que diz relação à seleção das empresas que serão responsáveis por elaborar estudos jurídicos, técnicos e financeiros sobre o setor. A previsão é que o edital que escolherá a companhia que vai explorar o serviço de concessão no município seja lançado no mês de junho. Escrito por Wellington Ribeiro

Prefeitos Bruno Pereira e Lula Cabral unidos por interesse comum

Prefeitos Bruno Pereira e Lula Cabral unidos por interesse comum

A insatisfação com os serviços oferecidos pela Compesa em seus municípios e o interesse em conquistar a autonomia deste setor motivou um encontro entre os prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) e Bruno Pereira (São Lourenço da Mata). A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), no gabinete de Lula Cabral, e serviu para que os gestores trocassem experiências quanto ao assunto e firmassem um compromisso de cooperação em relação ao tema.

Embora o movimento contrarie interesse do Governo do Estado, que por sua vez prefere manter os serviços sob o comando da Compesa,  os gestores prometem unir esforços e ir até o fim na disputa para garantir o direito da população em ter um serviço de qualidade.

Assim como no Cabo de Santo Agostinho, o município de São Lourenço da Mata vivencia os mesmos problemas em relação à deficiência nos serviços de abastecimento de água oferecido pela Compesa. Por esta razão, o prefeito Bruno Pereira nos fez uma visita de cortesia para saber como anda o processo que iniciamos para a criação da Companhia Cabense de Água e Esgoto”, explicou Lula Cabral.

Para o prefeito cabense é incompreensível a falta de água nas torneiras, uma vez que o município dispõe de grandes reservas de água.  “No Cabo de Santo Agostinho estão localizados os reservatórios de Pirapama, Gurjaú e Bita, responsáveis pelo abastecimento de água de grande parte da zona sul do Recife, no entanto, comunidades situadas a 500 metros desses mananciais, como é o caso de Pirapama, sofrem com a falta de água”, relatou.

Possuindo dentro de suas fronteiras as barragens de Tapacurá, Várzea do Una e Queira Deus, também responsáveis pelo abastecimento de parte do Grande Recife, o município de São Lourenço da Mata experimenta o mesmo drama em relação à irregularidade no abastecimento de água em suas residências.

Ao final do encontro, o prefeito Lula Cabral deixou claro que irá até as últimas instâncias jurídicas para garantir a autonomia do serviço pelo município e prometeu compartilhar com o prefeito Bruno Pereira as informações sobre o assunto.

Mais sobre o assunto:

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Outra prefeitura que trava uma briga com a Compesa pela municipalização do setor é Petrolina, cidade governada por Miguel Coelho, filho do pré-candidato a governador pela oposição, Fernando Bezerra Coelho (MDB).

No município sertanejo o processo anda bem avançado, inclusive no que diz relação à seleção das empresas que serão responsáveis por elaborar estudos jurídicos, técnicos e financeiros sobre o setor. A previsão é que o edital que escolherá a companhia que vai explorar o serviço de concessão no município seja lançado no mês de junho.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS