Prefeitura de Araripina concede bonificação para escolas e servidores pelo atingimento das metas do Ideb e Idepe

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura de Araripina Prefeito Raimundo Pimentel
A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Educação, concedeu nesta quarta-feira (28), o prêmio Educar Melhor para cerca de 483 servidores municipais da educação de 14 escolas que atingiram suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), com base no ano de 2021.

O Bônus por Meta Atingida (BOM) vai distribuir R$ 1,1 milhão para todos os servidores efetivos e contratados em exercício lotados nas unidades escolares da rede municipal correspondente à premiação por resultados em função do seu desempenho no processo educacional.

Merendeiras, vigias, zeladores também receberão o bônus, além dos professores. Quatorze escolas municipais atingiram os indicadores, sendo sete no Ideb e outras sete no Idepe. Os principais itens avaliados são o nível de aprendizagem, a manutenção da frequência escolar e, consequentemente, menores índices de evasão, assim como as atividades realizadas pelas escolas.

Prefeitura de Araripina Prefeito Raimundo Pimentel
De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, o pagamento do bônus é mais uma demonstração de respeito e valorização aos servidores da educação em reconhecimento aos excelentes resultados que estão sendo alcançados no município.

“Aqui em Araripina, é assim que a gente faz: além das obrigações básicas de salários em dia, também valorizamos os servidores, pois todos eles, trabalhando em conjunto e com amor e dedicação, mostram que é possível vencer os desafios e ofertar um serviço de qualidade para o cidadão”, destacou Pimentel.

Participaram da premiação o vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, a secretária de Educação, Ana Paula Ramos, a secretária executiva de Educação, Luíza Françalino, o presidente da Câmara de Vereadores, Roseilton Oliveira, e os vereadores Luciano Capitão, Doval Batista, Camila Modesto, Aurismar Pinho, Kaligia Mateus, Luciano Belo, João Doutor, Evandro Delmondes e Camila Sampaio, além dos secretários municipais.

CONFIRA AS ESCOLAS VENCEDORAS DO PRÊMIO EDUCAR MELHOR

IDEB

Calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da antiga Prova Brasil (que agora se chama Saeb) para escolas e municípios.

Escola Adelino Pereira de Sousa (Sede) – 5.2

Escola Juscelino Kubitschek (Sede) – 4.9

Escola Eva Modesto Cordeiro (Distrito de Nascente) – 4.9

Escola Dionísio Bom de Oliveira (Distrito do Morais) – 4.7

Escola José Batista Modesto (Serra da Torre) – 4.5

Escola Antônio Laurindo (Serra da Rancharia) – 4.4

Escola João Rodrigues de Alencar (Distrito de Serrânia) – 4.4

IDEPE

É o indicador de qualidade da educação pública estadual que permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, ano a ano. O cálculo do IDEPE considera, a exemplo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dois critérios complementares: o fluxo escolar e o desempenho dos alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do 3º ano do ensino médio nos exames do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática.

Escola Justo Franco de Lima (Distrito do Morais) – 5,01

Escola Jarbas Passarinho (Lagoinha) – 4,91

Escola José Neri de Oliveira (Alto da Boa Vista) – 4,76

Escola Antonieta Salatiel Alencar Arraes (Bairro Universitário) – 4,70

Escola Virgílio Coelho (Distrito de Nascente) – 4,41

Escola Professora Raimunda Reis de Alencar [Aplicação] – 4,18

Escola Eduardo de Sousa Carvalho (Sede) – 4,03

COMENTÁRIOS