Prefeitura de Limoeiro firma parceria com a Compesa para melhoria no abastecimento de água

Prefeito Orlando Jorge e deputado estadual Gustavo Gouveia se reuniram com diretora-presidente da Compesa


Diante da irregularidade no abastecimento de água de Limoeiro, da inexistência da rede de distribuição para alguns bairros e da dificuldade na captação nos reservatórios, o prefeito Orlando Jorge, acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Elias Vieira, e de Agricultura e Meio Ambiente, José Félix, esteve na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), nesta quinta-feira (11), para uma reunião com a presidente da empresa, Manuela Marinho.

Diariamente, os moradores do município relatam nos veículos de comunicação longos períodos de falta de água e o não cumprimento do calendário de abastecimento divulgado pela própria companhia. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Gustavo Gouveia, o qual destacou a importância da parceria, inclusive, adiantando que fará uma análise com o gestor municipal para indicação de emendas parlamentares que possam ser direcionadas para ações de melhoria na rede de abastecimento da cidade.

“Recebemos a demanda do prefeito Orlando sobre a dificuldade no abastecimento de Limoeiro e prontamente marcamos essa reunião com a presidente da Compesa, para que a gente pudesse conversar sobre melhorias, tanto da captação como da distribuição dessa água. Tratamos sobre vários assuntos, inclusive, a expansão (da rede) para alguns bairros. Acredito que nos próximos dias vamos ter novidades”, destacou Gustavo em tom otimista após o encontro.

“A presidente também falou sobre emendas parlamentares, onde o que o deputado colocar para Compesa no município poderia ser dobrado, e isso é um assunto que vou discutir com o prefeito, para ver o que podemos fazer da nossa parte, não esperando cem por cento da Compesa, mas também dando a nossa contribuição. Estou à disposição do povo de Limoeiro para que a gente venha lutar por demandas necessárias para o município e melhorar a qualidade de vida do povo limoeirense”, enfatizou o parlamentar.

Manuela Marinho avaliou como importante o encontro com os representantes de Limoeiro e ressaltou que a parceria entre município e Compesa é fundamental para ações de melhorias no abastecimento. “Estamos fazendo investimentos para melhoria da captação e da estação de tratamento, estamos cuidando de obras para ampliação da rede para várias novas áreas de expansão e, com isso, garantir cada vez mais o abastecimento da cidade. Essas parcerias são necessárias para melhorar a vida de toda população”, pontuou Manuela.

Para o prefeito Orlando Jorge, a pauta sobre abastecimento está entre as prioridades da gestão. “Semana passada estivemos na Coordenadoria de Defesa Civil do estado de Pernambuco (CODECIPE) e na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) com a perspectiva de desenvolvermos uma análise climática dos últimos dez anos da nossa área e, com isso, solicitar à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) ações de combate à seca. Hoje, foi a vez da presidência da COMPESA. Estamos reunindo esforços para minimizar o sofrimento da população com relação à falta de água, tanto na cidade como, principalmente, nas áreas mais altas, nos bairros mais afastados, na periferia e zona rural”, destacou o prefeito.

Segundo o gestor municipal, as articulações visam diminuir as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Estamos adotando esse conjunto de medidas para que a população não sinta tanto o efeito da estiagem e da seca no município. Com um relatório consubstancial, vamos procurar a SUDENE e logo após o Exército Brasileiro, pois queremos o socorro do Exército, além das ações da COMPESA para melhoria de captação e tratamento da água. Além disso, a presidente também se comprometeu em viabilizar conosco o projeto de abastecimento do nosso Distrito Industrial”, finalizou Orlando.

COMENTÁRIOS