Prefeitura de Sirinhaém apresenta Plano de Mobilidade Humana e Sustentável em parceria com Suape

Saiba mais informações clicando no link

Camila Machado Prefeitura de Sirinhaém

Um novo modelo sustentável, humano e mais eficaz de mobilidade urbana para Sirinhaém, zona da mata sul de Pernambuco, foi apresentado durante uma Audiência Pública, realizada na tarde desta segunda-feira (13), no auditório do shopping que leva o nome da cidade.

O Plano de Mobilidade Humana e Sustentável de Sirinhaém foi elaborado em parceria com o complexo industrial de Suape e a empresa de arquitetura urbanista Vinícius Ribeiro. Conhecida pelo belo litoral e estando em umas das rotas de entrada e saída do Estado, o município tem um enorme potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico regional.

A Audiência Pública reuniu gestores do Poder Público, entre eles a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado e o secretário de Governo, Humberto Viana, coordenador dos estudos; parlamentares da cidade; a coordenadora Executiva de Planejamento e Urbanismo de Suape, Cândida Freitas; técnicos em arquitetura e engenharia de trânsito e ambiental; além dos moradores.

Desde maio de 2022, quando houve a assinatura do acordo de cooperação entre a Prefeitura, o complexo de Suape e empresas, vários estudos, levantamentos e leituras comunitárias (visão das pessoas) sobre o trânsito e o transporte público de Sirinhaém foram realizados.

O diagnóstico foi apresentado, assim como as propostas de melhoria da mobilidade, com conceitos futuristas de sustentabilidade e integração entre os meios de transporte e pedestres.

Para a prefeita Camila Machado, a apresentação do Plano de Mobilidade Humana e Sustentável de Sirinhaém é mais um passo para que a cidade continue no caminho da modernidade e da melhoria da qualidade de vida.

“Ficamos muito felizes em poder participar desse acordo de cooperação que vai trazer um futuro melhor e de mais oportunidades na nossa cidade. Estamos contribuindo ainda mais com o desenvolvimento de Pernambuco. Além do turismo, Sirinhaém tem muito a oferecer, e nós da Prefeitura estamos dispostos a fazer o que for possível para tornar aqui um local ainda melhor para se viver”, diz Camila Machado.

*Plano de Mobilidade Humana e Sustentável: propostas apresentadas para o futuro de Sirinhaém*

· 23 quilômetros totais de pavimentação e arborização de ruas e avenidas;
· Construir 46 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas (ciclovias e ciclorrotas);
· Instituir o Conselho de Mobilidade Urbana para o monitoramento, controle participação comunitária sobre as ações do setor;
· Criação do Fundo de Mobilidade Urbana;
· Criação de estacionamentos rotativos e democráticos;
· Disponibilizar veículos públicos para o transporte de pessoas com deficiência cadastradas pela Prefeitura;
· Instalação de bicicletários nos polos de concentração de serviços;
·Legalizar o transporte público municipal, criando uma identidade e promovendo o desenvolvimento turístico;
· Criação de Rotas 30 para redução de velocidade de veículos em determinados trechos de concentração de pessoas;
· Criação de aplicativo exclusivo municipal para monitorar o horário de chegada dos transportes públicos;
· Transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, que dão acesso aos principais pontos da cidade, em vias de sentido único, para contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas;
· Cruzamentos completos, incluindo faixas de pedestres elevadas para redução de velocidade dos veículos, visando a inclusão de todos os modais e sua circulação segura;
· Paradas de ônibus cobertas com telhado verde com identificação das linhas do transporte coletivo.

O plano de investimento total foi projetado em R$ 102.731.586,68. O próximo passo é conseguir esses recursos, dentro do cronograma de cada etapa dos projetos, por meio do Governo Federal e outras parcerias. As obras previstas para entrega em curto prazo, a exemplo da construção de faixas de pedestres elevadas, criação de novas vagas de estacionamento e de espaços públicos para cargas terão duração de até 2 anos.

Já os trabalhos considerados a longo prazo, que demandam trabalhos mais complexos como a pavimentação e arborização completa de todas as ruas previstas no projeto, têm estimativa de conclusão em até 8 anos.

“O Plano de Mobilidade Humana é uma base de desenvolvimento que pensamos para o futuro de Sirinhaém. Os estudos foram elaborados por meio de uma forte parceria, o que soma ao que a gente tem planejado de melhoria para a cidade. A Prefeitura tem feito investimentos, mas sempre vamos precisar buscar recursos para atender cada etapa do projeto”, comenta o secretário municipal de Governo, Humberto Viana.

COMENTÁRIOS