Prefeitura de Sirinhaém questiona a Compesa quanto a qualidade da água fornecida ao município

Prefeitura de Sirinhaém questiona a Compesa quanto a qualidade da água fornecida ao município

Atendendo um pedido da população, que tem se queixado sobre a qualidade da água fornecida pela Compesa, a Prefeitura de Sirinhaém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitou ao Órgão as ações necessárias para solucionar o problema. De acordo com Alfredo Ferraz, secretário Municipal de Meio Ambiente, a água distribuída na cidade tem apresentado características incomuns. “Ocorre que nos últimos dias, consumidores do município de Sirinhaém vêm reclamando e sentindo desconforto no recebimento da água em suas torneiras, aonde chega com forte odor e amarelada”, disse. Em documento enviado à Compesa, o secretário apontou que um dos fatores para a ocorrência possa está ligado ao Rio Sirinhaém, manancial de onde é captada a água. Segundo Ferraz, recentemente funcionários da SEMA se dirigiram a um local próximo de onde a Compesa possui a Estação de captação de água e constataram que o rio apresenta cor turva e forte odor, o que pode colaborar para o problema. “Questionamos à Compesa um indicador que permita aferir a qualidade das águas nos trechos do rio Sirinhaém e ainda o monitoramento da demanda bioquímica de oxigênio, para que haja transparência nos resultados das análises e ampla divulgação aos consumidores”, apontou o secretário. Responsável pelo fornecimento de água no município, o rio Sirinhaém nasce em Camocim de São Félix e tem uma extensão aproximada de 158 quilômetros. Sua bacia abrange cerca de 19 municípios. Ao longo de seu percurso atravessa o trecho urbano dos municípios de Côrtes e Ribeirão. Seu principal afluente é o rio Amaraji, que nasce no município de Gravatá. Escrito por Wellington Ribeiro

agua

Atendendo um pedido da população, que tem se queixado sobre a qualidade da água fornecida pela Compesa, a Prefeitura de Sirinhaém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitou ao Órgão as ações necessárias para solucionar o problema.

De acordo com Alfredo Ferraz, secretário Municipal de Meio Ambiente, a água distribuída na cidade tem apresentado características incomuns. “Ocorre que nos últimos dias, consumidores do município de Sirinhaém vêm reclamando e sentindo desconforto no recebimento da água em suas torneiras, aonde chega com forte odor e amarelada”, disse.

Em documento enviado à Compesa, o secretário apontou que um dos fatores para a ocorrência possa está ligado ao Rio Sirinhaém, manancial de onde é captada a água. Segundo Ferraz, recentemente funcionários da SEMA se dirigiram a um local próximo de onde a Compesa possui a Estação de captação de água e constataram que o rio apresenta cor turva e forte odor, o que pode colaborar para o problema.

Questionamos à Compesa um indicador que permita aferir a qualidade das águas nos trechos do rio Sirinhaém e ainda o monitoramento da demanda bioquímica de oxigênio, para que haja transparência nos resultados das análises e ampla divulgação aos consumidores”, apontou o secretário.

Responsável pelo fornecimento de água no município, o rio Sirinhaém nasce em Camocim de São Félix e tem uma extensão aproximada de 158 quilômetros. Sua bacia abrange cerca de 19 municípios. Ao longo de seu percurso atravessa o trecho urbano dos municípios de Côrtes e Ribeirão. Seu principal afluente é o rio Amaraji, que nasce no município de Gravatá.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS