Prefeitura do Ipojuca e IFPE lançam escola de gestores para qualificação profissional

Saiba mais informações clicando no link

Secretário de Educação de Ipojuca, Francisco Amorim

Com foco na valorização profissional e qualificação da administração municipal, a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, na última quarta-feira (12), o projeto Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Gestores Escolares – EFAGE. “A nossa gestão tem sido marcada pelo cuidado com as pessoas e não tem sido diferente na Educação. Esta iniciativa, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), vai capacitar 200 gestores do município e trará mais qualidade a Educação ipojucana”, comentou a prefeita do Ipojuca Célia Sales. O curso será de “Princípios e Práticas para uma Gestão Democrática”. A aula magna de apresentação contou com a participação de alguns integrantes do novo curso e equipe da Secretaria de Educação e do IFPE.

Segundo o secretário de Educação, Francisco Amorim, “o objetivo do curso é subsidiar a equipe gestora das unidades de ensino da rede com ampliação de conhecimento para que estes possam liderar processos educacionais sensíveis às necessidades e demandas da comunidade escolar”. Ainda de acordo com o gestor, o início das aulas significa um divisor de água na gestão educacional do município. “O curso faz parte de plano com uma dimensão mais profissional para os nossos gestores, e não tenho dúvida de que esse curso pronto servirá de modelo para o próprio IFPE replicar em outras cidades”, afirmou.

Representando do reitor da instituição, a pró-reitora de desenvolvimento institucional do IFPE, Juliana Andrade, reforçou a importância da ação. “Tenho certeza que esse curso será riquíssimo para vocês e para os ministrantes, afinal, é uma turma com conhecimento altamente elevado, sendo de discussões muito profícuas”, reforçou. A abertura das atividades contou ainda com uma explicação do representante do Campus Ipojuca, Vitor Wanderley, que detalhou as etapas dos módulos de formação, as dinâmicas das aulas, apresentação dos professores e orientações gerais sobre o acompanhamento das atividades.

O curso – No total serão 180 horas/aulas, divididos em três módulos. São três turmas, que terão as aulas em dias específicos: sexta à noite e sábado pela manhã e tarde. Integram o curso 50 gestores, 34 adjuntos, 76 coordenadores, 10 técnicos educacionais e 30 secretários escolares que terão aulas híbridas (on-line e presenciais) até janeiro de 2023.

COMENTÁRIOS