Prefeitura do Ipojuca lança Currículo Referência municipal

Saiba mais informações clicando no link

A vice prefeita Helena Alves, a prefeita Celia Sales e o comitê de professores que coordenou a construção do currículo

A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, a poucos dias do final do ano, o Currículo Referência do Ipojuca, um marco na Educação municipal. O documento estruturador, anunciado pela prefeita Célia Sales durante transmissão on-line pelas redes sociais da Prefeitura, foi elaborado pelo corpo técnico da Secretaria de Educação do Ipojuca e atenderá a rede da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e suas respectivas modalidades da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Especial. Além da gestora, também participaram da divulgação a vice prefeita, Patrícia Alves, o secretário de Educação, Francisco Amorim, e de Comunicação, Puran Medeiros. A cerimônia ocorreu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro.

A construção do Currículo Referência do Ipojuca é fruto de mais de dois anos de trabalho das equipes municipais, incluindo a realização de reuniões, seminários, formações e fóruns. A Prefeitura realizou duas consultas públicas, garantindo a participação de profissionais da educação, conselheiros, membros da comunidade escolar e da sociedade em geral. Foram quase 3 mil contribuições nas duas etapas da consulta pública. O documento atende ao Plano Municipal de Educação (PME), Lei 1806/2015, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco. Entre os aspectos do novo modelo que irá nortear a educação do município estão: consideração da integralidade da educação, a intersetorialidade, a transversalidade, o diálogo escola-comunidade, a territorialização, o trabalho em rede e a convivência escolar.

“Crescemos muito graças ao comprometimento de todos esses profissionais de educação do município, a quem sou muito grata, e tenho certeza que o currículo ajudará a integrar ainda mais a comunidade escolar, os alunos e os pais. Estamos deixando uma marca na história da Educação do Ipojuca. Parabéns a todos vocês”, destacou a prefeita Célia Sales. Para o secretário Francisco Amorim, “o documento é uma semente que possui a história, a cultura e as manifestações do município. Ele é fruto de uma construção coletiva de muito esforço e dedicação e que vai ter reflexo por muitos anos”, frisou o gestor. Vale salientar que o município poderia ter optado por absorver o currículo estadual, mas optou por trabalhar para construir um próprio.

O documento já está disponível no site da Secretaria de Educação do Ipojuca, o SEI. Finalizando o ato, houve a entrega simbólica de alguns exemplares do currículo aos professores e coordenadores que fizeram parte da construção do projeto. Também ocorreu a entrega de certificados e homenagens para gestores que fazem a Educação do município. O Currículo feito por Ipojuca recebeu a aprovação do Conselho Municipal de Educação do Ipojuca (CMEI).

COMENTÁRIOS