Prefeitura do Ipojuca lança Currículo Referência municipal

Saiba mais informações clicando no link

Prefeita Célia Sales dá ordem de serviço de doze ruas no distrito de Camela
Célia Sales inicia campanha com carreata
Prefeitura do Ipojuca homenageia mulheres que fazem a diferença no município

A vice prefeita Helena Alves, a prefeita Celia Sales e o comitê de professores que coordenou a construção do currículo

A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, a poucos dias do final do ano, o Currículo Referência do Ipojuca, um marco na Educação municipal. O documento estruturador, anunciado pela prefeita Célia Sales durante transmissão on-line pelas redes sociais da Prefeitura, foi elaborado pelo corpo técnico da Secretaria de Educação do Ipojuca e atenderá a rede da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e suas respectivas modalidades da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Especial. Além da gestora, também participaram da divulgação a vice prefeita, Patrícia Alves, o secretário de Educação, Francisco Amorim, e de Comunicação, Puran Medeiros. A cerimônia ocorreu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro.

A construção do Currículo Referência do Ipojuca é fruto de mais de dois anos de trabalho das equipes municipais, incluindo a realização de reuniões, seminários, formações e fóruns. A Prefeitura realizou duas consultas públicas, garantindo a participação de profissionais da educação, conselheiros, membros da comunidade escolar e da sociedade em geral. Foram quase 3 mil contribuições nas duas etapas da consulta pública. O documento atende ao Plano Municipal de Educação (PME), Lei 1806/2015, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco. Entre os aspectos do novo modelo que irá nortear a educação do município estão: consideração da integralidade da educação, a intersetorialidade, a transversalidade, o diálogo escola-comunidade, a territorialização, o trabalho em rede e a convivência escolar.

“Crescemos muito graças ao comprometimento de todos esses profissionais de educação do município, a quem sou muito grata, e tenho certeza que o currículo ajudará a integrar ainda mais a comunidade escolar, os alunos e os pais. Estamos deixando uma marca na história da Educação do Ipojuca. Parabéns a todos vocês”, destacou a prefeita Célia Sales. Para o secretário Francisco Amorim, “o documento é uma semente que possui a história, a cultura e as manifestações do município. Ele é fruto de uma construção coletiva de muito esforço e dedicação e que vai ter reflexo por muitos anos”, frisou o gestor. Vale salientar que o município poderia ter optado por absorver o currículo estadual, mas optou por trabalhar para construir um próprio.

O documento já está disponível no site da Secretaria de Educação do Ipojuca, o SEI. Finalizando o ato, houve a entrega simbólica de alguns exemplares do currículo aos professores e coordenadores que fizeram parte da construção do projeto. Também ocorreu a entrega de certificados e homenagens para gestores que fazem a Educação do município. O Currículo feito por Ipojuca recebeu a aprovação do Conselho Municipal de Educação do Ipojuca (CMEI).

COMMENTS