Prefeitura do Paudalho iniciará implantação da coleta seletiva no comércio da cidade

Saiba mais informações clicando no link

A partir de segunda-feira (8), a Prefeitura do Paudalho iniciará a implantação da coleta seletiva nos estabelecimentos comerciais e repartições similares do município. A ação será realizada através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ) em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho (COOPCAPA).

Essa é mais uma etapa na iniciativa que tem o intuito de incentivar o descarte e a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos em Paudalho. Dessa forma, o Governo Municipal busca despertar a conscientização na população paudalhense para que todos contribuam na construção de uma cidade mais sustentável. Para isso, a colaboração dos comerciantes e empresários locais é imprescindível.

A primeira comunidade a ser atendida pelo serviço será o Centro. Na segunda (8), os catadores da COOPCAPA irão percorrer todo o comércio e distribuirão sacolas para a divisão dos materiais. Conforme o Decreto Municipal Nº 209, de 29 de julho de 2021, os resíduos produzidos deverão ser descartados em secos e úmidos.

O grupo dos resíduos secos será composto por materiais recicláveis, como papel, plástico, alumínio, vidro, material elétrico, entre outros itens. Já o grupo úmido incluirá materiais orgânicos, como restos de comida e de sementes. O recolhimento desses materiais ocorrerá de segunda a sexta, no período da tarde.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional, Josimário Marques, explica como essa coleta será cumprida. “Os resíduos úmidos serão disponibilizados para o recolhimento normalmente realizado pelo serviço de limpeza urbana municipal, do jeito e nos locais que já é feito hoje em dia. Já os resíduos secos recicláveis serão disponibilizados na coleta seletiva pelos catadores cooperados da COOPCAPA.”

Em maio deste ano, a Prefeitura iniciou o processo de implementação da coleta seletiva nos condomínios e nos órgãos da administração pública de Paudalho. De acordo com dados divulgados pela SEDEMAQ, cerca de 37 toneladas de materiais recicláveis são coletados por mês no município. A expectativa é que essa quantidade aumente através dessa nova medida.

COMENTÁRIOS