Prefeitura do Paudalho iniciará implantação da coleta seletiva no comércio da cidade

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Zé Neto aprovou Audiência Pública para discutir preservação do Rio Capibaribe
Prefeitura dos Palmares fecha definitivamente o lixão
Sivaldo Albino se reúne com secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade
A partir de segunda-feira (8), a Prefeitura do Paudalho iniciará a implantação da coleta seletiva nos estabelecimentos comerciais e repartições similares do município. A ação será realizada através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ) em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho (COOPCAPA).

Essa é mais uma etapa na iniciativa que tem o intuito de incentivar o descarte e a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos em Paudalho. Dessa forma, o Governo Municipal busca despertar a conscientização na população paudalhense para que todos contribuam na construção de uma cidade mais sustentável. Para isso, a colaboração dos comerciantes e empresários locais é imprescindível.

A primeira comunidade a ser atendida pelo serviço será o Centro. Na segunda (8), os catadores da COOPCAPA irão percorrer todo o comércio e distribuirão sacolas para a divisão dos materiais. Conforme o Decreto Municipal Nº 209, de 29 de julho de 2021, os resíduos produzidos deverão ser descartados em secos e úmidos.

O grupo dos resíduos secos será composto por materiais recicláveis, como papel, plástico, alumínio, vidro, material elétrico, entre outros itens. Já o grupo úmido incluirá materiais orgânicos, como restos de comida e de sementes. O recolhimento desses materiais ocorrerá de segunda a sexta, no período da tarde.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional, Josimário Marques, explica como essa coleta será cumprida. “Os resíduos úmidos serão disponibilizados para o recolhimento normalmente realizado pelo serviço de limpeza urbana municipal, do jeito e nos locais que já é feito hoje em dia. Já os resíduos secos recicláveis serão disponibilizados na coleta seletiva pelos catadores cooperados da COOPCAPA.”

Em maio deste ano, a Prefeitura iniciou o processo de implementação da coleta seletiva nos condomínios e nos órgãos da administração pública de Paudalho. De acordo com dados divulgados pela SEDEMAQ, cerca de 37 toneladas de materiais recicláveis são coletados por mês no município. A expectativa é que essa quantidade aumente através dessa nova medida.

COMMENTS