Prefeitura do Recife apresenta projeto do programa Tá Aprumado no Alto 13 de Maio

Proposta inclui recuperação do passeio público, reparo em trecho do pavimento, melhoria na iluminação, remoção de ponto crítico de lixo, conscientização ambiental, arte urbana e plantio

Romerinho Jatobá Bairro do Vasco da Gama Recife

Proposta inclui recuperação do passeio público, reparo em trecho do pavimento, melhoria na iluminação, remoção de ponto crítico de lixo, conscientização ambiental, arte urbana e plantio

A Prefeitura do Recife apresentou, nesta sexta-feira (25), à comunidade do Alto 13 de Maio, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, um projeto para requalificar e transformar uma área com acúmulo de entulhos, através do programa Tá Aprumado. A proposta inclui a recuperação do passeio público, reparo no pavimento, melhoria na iluminação, remoção de ponto crítico de lixo, conscientização ambiental, arte urbana e plantio. O prefeito em exercício, Romerinho Jatobá, destacou a importância da iniciativa. 

“A gente acaba de fazer uma reunião aqui na Associação de Moradores do Alto 13 de Maio para apresentar o Tá Aprumado! Aqui a gente tem um ponto crítico de lixo e o Tá Aprumado vai entrar pra dar mais vida a essa área. Então pintura alegre para a comunidade, instalação de corrimão, instalação de jarros de plantas, para preservar aquele espaço. A gente está com o Tá Aprumado em toda a cidade do Recife, o prefeito João Campos lançou esse programa e acertou mais uma vez. E agora o Alto 13 de Maio vai ser contemplado, ampliando as suas áreas de convívio para que os moradores possam aproveitar esse espaço perto da sua moradia”, explicou Romerinho Jatobá.

A apresentação da proposta aconteceu na Associação Comunitária Escola Marcílio Dias, e teve como premissa ouvir as demandas da população. Com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade com a recuperação de áreas degradadas, integração de serviços estruturantes e atividades socioeducativas nas áreas beneficiadas, devolvendo para o cidadão um espaço de convivência comunitária. A iniciativa está sendo realizada em uma parceria entre a Secretaria Executiva de Inovação Urbana e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

O cabeleireiro Fábio Santana, de 50 anos, mora no bairro desde que nasceu e aprova a chegada do Tá Aprumado ao local. “É muito bom, reestrutura o bairro, fica um lugar mais bonito e mais organizado”, afirmou.

A autônoma Amanda Aline, 32 anos, vive no Alto 13 de Maio há 15 anos. Ela concordou com o amigo Fábio e lembrou da importância da contribuição da comunidade na preservação da área. “Achei tudo super interessante, perfeito. Vai melhorar muito, principalmente, em relação a questão do lixo, pois jogam lixo lá. Agora vão ver a placa para não colocar lixo e vão saber que não pode mesmo”, opinou ela.

PROGRAMA – O Tá Aprumado foi lançado em janeiro deste ano e realiza ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Também promove atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas. Com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade, o programa se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria.

O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB); e da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da CTTU.

COMENTÁRIOS