Prefeitura do Recife avança com o Programa “Tá Aprumado” na Zona Norte da cidade

Prefeito interino, Romerinho Jatobá, esteve nas duas localidades na manhã desta quarta-feira (13) para visitar a Praça de São Bento e Rua Pitombeira

Romerinho Jatobá Recife
O programa da Prefeitura do Recife Tá Aprumado, que transforma espaços públicos – antes usados como pontos de acúmulo de lixo – em espaços de convivência, vai chegar à Praça de São Bento, no Alto do Buriti, no bairro da Macaxeira, e à Rua Pitombeira, no bairro do Fundão. O prefeito do Recife em exercício, Romerinho Jatobá, esteve nas duas localidades, logo cedo, na manhã desta quarta-feira (13), para ouvir as demandas de zeladoria dos moradores e comerciantes locais. Ele fez a visita com representantes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB).

“Iniciamos as nossas agendas andando pelas comunidades, pelos bairros do Recife. Viemos aqui, ao Alto do Buriti, na Rua São Bento, conversar com os moradores para trazer o Tá Aprumado para essa área. O Tá Aprumado requalifica áreas de convivência, trazendo mais tranquilidade e mais dignidade para as pessoas que convivem nesses espaços. São obras espalhadas pelos quatro cantos do Recife. A gente segue trabalhando, levando melhoria para o recifense”, declarou Romerinho Jatobá, durante a primeira agenda do dia, no Alto do Burity.

Romerinho Jatobá Recife

Para a intervenção na Praça de São Bento, serão avaliadas a necessidade de instalação de papeleiras, troca do gradil, melhoria do paisagismo, troca de placas, instalação de mobiliário e a reorganização do espaço. Já na Rua da Pitombeira, serão realizadas ações tais como remoção de ponto crítico de lixo e trabalho de conscientização ambiental com os moradores. Além disso, será avaliada a instalação de corrimão na escadaria e a pintura das paredes e da escadaria.

O empresário Evaldo Carneiro tem 55 anos e desde que nasceu vive no bairro do Fundão. Segundo ele, a realização do Tá Aprumado na localidade vai ser importante para os moradores e também para os comerciantes. “A população só tem a agradecer porque colocam todo tipo de entulho aqui e fazendo a mudança aqui só vai beneficiar a todos. Eu acho que é interessante. Não só aqui como também na cidade toda”, comentou ele. “Uma menina que vende almoço aqui é prejudicada com o lixo, com a ação vai ser outra coisa. E com a pintura vai ser muito bom também, vai mudar o design do lugar”, acrescentou.

TÁ APRUMADO – O Tá Aprumado foi lançado em janeiro deste ano e realiza ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Também promove atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas. Com objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade, o programa se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria.

O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB); e da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da CTTU.

COMENTÁRIOS