Prefeitura do Recife entrega a milésima obra Programa Parceria este ano

Programa executa intervenções de infraestrutura junto com a população e teve em 2022 o melhor desempenho da história, garantindo mais segurança e qualidade de vida para 2.400 famílias

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira (22), a milésima obra
concluída pelo Programa Parceria este ano. A iniciativa, que executa intervenções de infraestrutura nos bairros junto com a população, concluiu em 2022 o maior número de intervenções da história. O prefeito João Campos vistoriou a intervenção de contenção de encosta, que fica na Rua do Candomblé, bairro da Linha do Tiro, e foi feita em alvenaria armada, com três cintas e tela argamassada.

Na ocasião, o prefeito João Campos lembrou que, além da marca recorde de entregas, o Parceria recebeu também o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), considerado o prêmio mais prestigiado de habitação sustentável do mundo. “Hoje é um dia histórico. Nós garantimos que iríamos sair de 150 obras do Parceria por ano e chegar em 1.000 obras. E hoje a Defesa Civil entregou a obra de número 1.000, neste ano, para a cidade do Recife. Essa equipe da Defesa Civil do Recife é a melhor do Brasil e ainda vai fazer muito pela cidade”, ressaltou o prefeito. “E o programa Parceria foi premiado pela ONU Habitat como o programa de habitação sustentável mais importante do mundo, recebemos esse prêmio neste ano na Turquia. Neste ano foram 1000 obras e no próximo ano queremos passar desse número”, acrescentou.

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife

O programa é desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Este ano, as obras concluídas já beneficiaram 2.400 famílias e outras 347 estão em andamento, garantindo mais segurança e qualidade de vida para 1330 famílias. O secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Coronel Cássio, fez um agradecimento a todos os envolvidos. “O que a gente tem aqui hoje, por parte da Defesa Civil, é agradecimento. Agradeço pela confiança do prefeito e pela sua determinação e ousadia em traçar a meta de 1.000 obras do programa Parceria. Agradeço aos secretários e, principalmente, a minha equipe da Defesa Civil, pois nunca comandei um grupo tão comprometido e responsável. E agradeço à população que sempre tem trabalhado em conjunto, que tem respeito e carinho pela Defesa Civil”, disse.

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife

Com o Programa Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Os serviços realizados incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

A milésima obra do Parceria foi entregue numa encosta atrás da residência da dona de casa Jacilene de Andrade, de 59 anos. Ela vive no local há mais de 30 anos, com o marido e a filha, e agora está se sentindo realizada. “Antes aqui tinha muito plástico e tinha ratos. Eu tinha medo que eles entrassem em casa, sentia desgosto. Agora, graças a Deus, está muito bom. Estou me sentindo realizada. Eu tinha esse sonho e foi realizado”, contou ela. O marido dela, o técnico em manutenção Rui de Andrade, de 64 anos, trabalhou na intervenção e também está satisfeito com a parceria feita com a Prefeitura. “Essa obra aqui foi nota 10, graças a Deus. Às vezes caia parte da barreira aqui e havia cupins. Essa casa era dos meus pais e eu sempre vivi aqui, agora mudou tudo. O Programa Parceria é muito bom, os profissionais da Prefeitura estavam sempre por aqui, conferindo todo o serviço”, explicou.

O Programa Parceria foi a primeira iniciativa do Nordeste, e a quinta do Brasil em mais de 30 anos de premiação, a ganhar o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. O prêmio reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.

COMENTÁRIOS