Prefeitura do Recife entrega nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa

Unidade de ensino em Areias foi construída do zero com toda estrutura e conforto para acolher os estudantes e profissionais

Prefeitura do Recife entrega nova sede da Prefeito João Campos Recife Escola Municipal Jardim Uchôa

Unidade de ensino em Areias foi construída do zero com toda estrutura e conforto para acolher os estudantes e profissionais

Uma escola novinha em folha. Foi assim que a Prefeitura do Recife entregou a nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa, localizada no bairro de Areias, na Zona Oeste da cidade. A construção do novo prédio, que foi totalmente planejado e erguido do zero, faz parte do Programa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura da Rede Municipal de Ensino do Recife como um todo, realizando requalificações e construções de novas sedes e novas unidades em todas as regiões da capital pernambucana. A entrega do novo equipamento foi realizada pelo prefeito João Campos nesta quarta-feira (14).

Prefeitura do Recife entrega nova sede da Prefeito João Campos Recife Escola Municipal Jardim Uchôa

“Hoje a gente volta aqui para ver o que era um sonho há 12 anos se transformar em realidade. E não é fruto somente do nosso trabalho, mas também de muita gente, como as mães e lideranças dessa região. A gente entrou, visitou a escola e garante que vocês podem entrar em qualquer escola privada da nossa cidade, que a Escola Municipal Jardim Uchôa não fica atrás de nenhuma delas. O equipamento de tecnologia que tem aqui, como chromebooks de última geração e kit de robótica da Lego são utilizados no mundo inteiro. A gente tem que fazer isso pela educação do Recife, por uma rede melhor”, destacou o prefeito João Campos. “Não vamos conseguir resolver os problemas do mundo de um dia para o outro, mas quando a gente tem foco e trabalha, dá para fazer, porque a gente está fazendo isso pela nossa educação”, acrescentou o prefeito.

Prefeitura do Recife entrega nova sede da Prefeito João Campos Recife Escola Municipal Jardim Uchôa

Com um investimento em torno de R$1,5 milhão, a nova sede da E.M. Jardim Uchôa conta com sete salas de aula, biblioteca, sala de recursos multifuncionais, sala dos professores, coordenação, direção, secretaria, pátio, refeitório, cozinha com despensa, banheiros acessíveis e depósito. O prédio ainda conta com a climatização em todas as salas e rede lógica. A nova sede vai atender 400 estudantes, um aumento de 60% quando comparado com a estrutura anterior. Atualmente, a unidade de ensino atende cerca de 240 estudantes, que estão divididos entre o Grupo V (Educação Infantil) e turmas 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), totalizando 14 turmas. Com a mudança para o novo equipamento, estudantes e profissionais podem desfrutar de um ambiente muito mais acolhedor, confortável e propício para um melhor desenvolvimento do trabalho e da aprendizagem das crianças.

Com um misto de emoção e alegria, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a presença, a luta e a parceria da comunidade de Jardim Uchôa para a consolidação do compromisso da nova escola. “É com uma alegria imensa que realizamos a entrega da nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa. Esse era um pedido muito antigo da comunidade e hoje podemos retribuir para os moradores essa construção tão aguardada. Agora, os estudantes estarão dentro de um prédio com o padrão que queremos para todas as unidades da Rede Municipal do Recife, oferecendo total conforto para todos os que irão usufruir das instalações no dia a dia”, celebrou.

Consciente que a educação transforma vidas, Adriana Menezes, 48 anos, acompanhou ansiosamente a construção da nova sede da unidade e não vê a hora da filha Gabriela, 8 anos, começar o 3º ano na escola nova. “Estou para lá de emocionada, porque a gente amou o que foi feito. Ninguém foi capaz de fazer o que esse prefeito fez. Ele prometeu e cumpriu aqui dentro da nossa comunidade. Com um bom estudo, nossos filhos criam asas para o mundo. Agora quero que Gabriela tire 10 em tudo”, frisou.

Quem compartilha do mesmo sentimento de realização é a empregada doméstica Alzenira Coutinho, 61 anos, avó de Anthony, 7 anos, e os gêmeos Alex e Alef, 10 anos. Os três vão estudar na nova escola. “Achei ótimo. Aqui é perto demais. Só cinco minutos de casa. E eu entrei para ver e achei linda. Tem computador, ar-condicionado, tudo que tem direito. Eu fico em cima dos meus netos para estudar, para serem alguém na vida”, compartilhou.

ESCOLA NO GRAU – Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para 2023. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.

COMMENTS