Prefeitura do Recife instala busto do ex-prefeito Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira

Saiba mais informações clicando no link

João Campos Recife Parque da Jaqueira Joaquim Francisco Zé Neto

A Prefeitura do Recife inaugurou um busto em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti (1948–2021), na entrada principal do Parque da Jaqueira, na manhã desta quarta-feira (18). Falecido em agosto de 2021, Joaquim Francisco, que também foi governador de Pernambuco, foi um dos principais responsáveis pela criação do Parque da Jaqueira em 1985. A obra foi modelada e confeccionada em concreto pelo escultor José Roberto. O prefeito João Campos fez a inauguração ao lado de familiares e amigos do homenageado. 

“Sabemos da relação dele com essa área da cidade, talvez seja uma das melhores áreas do Recife, onde as famílias convivem, as crianças brincam e as pessoas idosas caminham; e a gente pensou em como fazer uma homenagem à memória dele. Vamos ter outras homenagens também em novos equipamentos da educação. Mas aqui, todo mundo que conhece, que caminha aqui, sabe que isso aqui é a cara dele e que se não fosse por ele, a gente não teria esse parque”, comentou João Campos na ocasião.

“E não só como a pessoa responsável pela construção e por defender, talvez ele tenha sido o mais assíduo usuário do parque. Então é mais do que justo deixar essa homenagem e deixar o abraço à família, a gente sabe a falta que faz, a gente já passou por isso também, e a melhor forma de matar a saudade é lembrando dos bons momentos. Quem entra aqui na Jaqueira tem que agradecer a ele por esse espaço na cidade”, finalizou o prefeito.

A viúva, Silvia Couceiro de Freitas Cavalcanti, agradeceu pela homenagem da Prefeitura do Recife e a presença dos amigos frequentadores do Parque da Jaqueira. “Agradeço ao prefeito pela iniciativa, que eu não vou esquecer, chegou junto e disse que tomaria essa iniciativa. Joaquim contribuiu muito com a área de lazer, e também com a cultura, todos aqui sabem quem foi Joaquim Francisco”, disse emocionada.

O Parque da Jaqueira possui cerca de sete hectares e tem sua história ligada a Joaquim Francisco, desde a sua articulação para aquisição do terreno até a inauguração, em 10 de abril de 1985. No ato de entrega do equipamento, há 37 anos, ele disse em seu discurso “a minha obstinação por um espaço à vida saudável para todos foi inspirada pelo poeta Fernando Pessoa, quando ele exaltou: ‘Deus quer, o homem sonha, a obra aparece’”. 

Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti nasceu em Recife no dia 14 de abril de 1948, filho de José Francisco de Melo Cavalcanti e de Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcanti. Formado em Direito, foi prefeito do Recife duas vezes, deputado federal por três mandatos, ministro do Interior e governador de Pernambuco. Era casado com Sílvia Couceiro de Freitas Cavalcanti, com quem teve três filhos. Faleceu em 3 de agosto de 2021, vítima de um câncer.

COMENTÁRIOS