Prefeitura do Recife intensifica trabalho com foco em áreas que sofreram com alagamentos por conta das chuvas

Saiba mais informações clicando no link

João Campos Recife Guarda Municipal CTTU
O prefeito do Recife João Campos segue monitorando de perto os trabalhos que a Prefeitura está realizando por conta das fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas, estratégia que integra o planejamento da Ação Inverno 2022.  Na manhã desta terça-feira (24.05), o gestor esteve na Central de Operações de Trânsito, que funciona na Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), em Santo Amaro. O foco tem sido na limpeza e desobstrução das áreas que sofreram com alagamentos.

“A gente teve o registro de um forte volume de chuva. Nas últimas 24 horas foram 85 milímetros e um período de cinco horas registrando 75 milímetros. Quando tem um volume muito grande e concentrado de chuva o impacto é sentido por toda cidade”, detalhou o prefeito João Campos.

João Campos Recife Guarda Municipal CTTU

“Estamos com a equipe mobilizada, hoje são mais de 500 pessoas na limpeza da cidade, sobretudo nas galerias e em áreas que tiveram maior alagamento”, disse o gestor, mostrando que um dos pontos críticos registrados nesta segunda-feira já está normalizado. O local fica no bairro do Ibura, no trecho da Avenida Dois Rios.

Nesta terça-feira, as equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) estão realizando diversas intervenções nos pontos afetados, tendo como foco áreas atingidas por alagamentos. Atividades  como micro e macrodrenagem, recapeamento, tapa-buraco, nivelamento de via, limpeza e outras. Estão sendo atendidos nesta manhã bairros como Paissandú, Cohab, Soledade, Boa Vista, Imbiribeira, Boa Viagem, Jordão e outras localidades. 

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno 2022, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado, incluindo obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

BALANÇO 

A Defesa Civil do Recife informa que, nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas que chegaram a 83,52 mm em algumas partes da cidade, o equivalente a mais de 25% do total previsto para o mês de maio, que é de 328,90 mm. Desde a segunda-feira (23), a Defesa Civil recebeu 77 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas, nenhum deles grave. Os técnicos estão sempre de prontidão para atender aos chamados da população, que devem ser feitos a qualquer momento pelo telefone 0800 0813400.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que foram registradas seis ocorrências com árvores e queda de galhos durante a noite da segunda e madrugada da terça (24). Todas já concluídas pelas equipes do órgão.

Desde as 22h, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) não registra sinistros de trânsito no Recife. No início da manhã desta terça-feira, devido às chuvas, quatro semáforos estão apresentando defeitos e as equipes técnicas já trabalham para restabelecer o funcionamento de todos. 

COMENTÁRIOS