Prefeitura do Recife presta queixa contra internauta por divulgar Fake News sobre coronavírus

Saiba mais informações clicando no link

Eudo Júnior acusa prefeito de Belém de Maria de negligenciar na área de saúde
Secretaria de Saúde do Cabo realiza testagem da Covid-19 no Engenho Pau Santo
Governo Federal atende solicitação de Eduardo da Fonte e inclui idosos e deficientes como prioridade em vacinação contra covid-19

Cidadão que divulgou notícia falsa sobre casos confirmados do novo coronavírus Covid-19 nas redes sociais já foi localizado e intimado a prestar depoimento

A disseminação de notícias falsas tem o potencial de causar grandes danos sociais, especialmente em uma situação séria como é o momento de esforço das autoridades de saúde para a contenção e avaliação dos casos suspeitos do novo coronavírus Covid-19, em Pernambuco. Para evitar que a disseminação desse tipo de conteúdo gere desinformação e prejudique a população, a Prefeitura do Recife, por meio da Procuradoria Geral do Município, prestou queixa contra um internauta que divulgou em redes sociais a informação falsa de que existem “61 casos confirmados” de coronavírus no Recife. O cidadão, residente na cidade de Jaboatão dos Guararapes, já foi localizado e irá prestar depoimento na próxima semana.

“Bom e a prefeitura que ainda não divulgou os 61 casos confirmado do coronavírus no Recife e uma upa fechada vamos lá prefeito conta a realidade pra quem brincou o carnaval (SIC)”, disse o internauta. Questionado por outro usuário da rede social sobre como tinha obtido a informação, ele respondeu apenas que trabalhava na área de saúde. A imagem com o flagrante de Fake News segue em anexo.

O requerimento da Procuradoria Geral do Município se baseou no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais que tipifica como contravenção “Provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”

A Prefeitura do Recife esclarece que desde o surgimento do primeiro caso suspeito, na última terça-feira (25), tem trabalhado em articulação com o Governo do Estado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Diariamente, as informações oficiais sobre a situação dos casos são repassadas à população. Segundo o último boletim divulgado nesta quinta-feira (27), existem, no momento, cinco casos suspeitos de Covid-19, e um já foi descartado. A Prefeitura do Recife reforça a importância da população seguir as orientações das autoridades de saúde.

Desde as primeiras notícias da circulação da nova variação do vírus, a Prefeitura do Recife tem se preparado para a possibilidade da chegada na cidade. Em janeiro e fevereiro, a Secretaria de Saúde do Recife capacitou profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Samu 192, agentes redutores de danos, além dos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas, dando orientações sobre as características do coronavírus e dos sinais, sintomas e tratamento da Covid 19; como identificar casos suspeitos, como deve ser o fluxo de notificação, como conduzir os pacientes que venham a procurar as unidades municipais com sintomas de infecção por coronavírus, como evitar a transmissão do coronavírus e outros vírus, entre outras orientações. Os treinamentos alcançaram mais de 2.500 profissionais.

Na semana anterior ao carnaval, a Sesau também capacitou profissionais da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer do Recife (Seturel), representantes do trade turístico, do Sindicato dos Taxistas e motoristas de aplicativos sobre o novo coronavírus, para deixar os profissionais de turismo aptos a dar as primeiras orientações aos visitantes sobre o novo vírus.

COMMENTS