Prefeitura encontra ninho de tartaruga da espécie Verde em Gaibu

Prefeitura encontra ninho de tartaruga da espécie Verde em Gaibu

Há novos moradores na orla da praia de Gaibu, litoral da cidade do Cabo. Tratam-se de ovos de tartarugas da espécie Verde ou Aruanã. A área recebeu hoje (26/12), uma inspeção feita pela geóloga da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho,  Cleidiane de Lemos, junto com a guarda ambiental. A inspeção tratou de analisar a área que foi isolada pelos guarda-vidas. “Nós estamos fazendo um relatório do ninho e encaminharemos para os órgãos responsáveis”, pontuou Cleidiane de Lemos. A desova das tartarugas marinhas é comum no período de novembro a março, nas praias de Enseada dos Corais e Paiva. Porém, não é comum desova na praia de Gaibu. Os guardas-vidas estão fazendo o monitoramento do local para garantir a sobrevivência dos animais até o comparecimento dos órgãos responsáveis como o Ibama. O coordenador do grupo de guarda-vidas, Valdo da Silva orienta para que os banhistas tomem cuidado com os ninhos.  “Mesmo a área estando isolada, podem surgir pessoas curiosas no qual possam tentar fazer algo. Nós alertamos para não escavar ou mexer na área isolada e que estaremos vigilantes para a proteção do ninho”, destacou. Para o fim de ano, os guarda-vidas receberão apoio da guarda municipal para garantir além da segurança das pessoas, a proteção do ninho das tartarugas. Fotos: Pedro Batista

Há novos moradores na orla da praia de Gaibu, litoral da cidade do Cabo. Tratam-se de ovos de tartarugas da espécie Verde ou Aruanã. A área recebeu hoje (26/12), uma inspeção feita pela geóloga da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho,  Cleidiane de Lemos, junto com a guarda ambiental.

A inspeção tratou de analisar a área que foi isolada pelos guarda-vidas. “Nós estamos fazendo um relatório do ninho e encaminharemos para os órgãos responsáveis”, pontuou Cleidiane de Lemos.

A desova das tartarugas marinhas é comum no período de novembro a março, nas praias de Enseada dos Corais e Paiva. Porém, não é comum desova na praia de Gaibu.

Os guardas-vidas estão fazendo o monitoramento do local para garantir a sobrevivência dos animais até o comparecimento dos órgãos responsáveis como o Ibama. O coordenador do grupo de guarda-vidas, Valdo da Silva orienta para que os banhistas tomem cuidado com os ninhos.  “Mesmo a área estando isolada, podem surgir pessoas curiosas no qual possam tentar fazer algo. Nós alertamos para não escavar ou mexer na área isolada e que estaremos vigilantes para a proteção do ninho”, destacou.

Para o fim de ano, os guarda-vidas receberão apoio da guarda municipal para garantir além da segurança das pessoas, a proteção do ninho das tartarugas.

Fotos: Pedro Batista

COMENTÁRIOS