
Gabriela Mesquita dos Santos foi uma das mulheres pioneiras a exercer a função de eletricista no grupo em Pernambuco
Nesta segunda-feira (21), a Neoenergia Pernambuco, em parceria com o SENAI, promoveu a formatura de mais 78 alunos formados na Escola de Eletricistas da companhia. O evento foi realizado no auditório da empresa e contou com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra, do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, da diretora vice-presidente de Regulação Institucional e Sustentabilidade do grupo, Solange Ribeiro, e do diretor-presidente da distribuidora pernambucana, Saulo Cabral, além de Gabriela Mesquita dos Santos, uma das primeiras mulheres a exercer a função de eletricista no grupo em Pernambuco e que vai representar a Neoenergia no encontro global nos próximos dias 13 e 14 de setembro na Espanha. Do total dos formandos, 42 foram mulheres. Todos os profissionais capacitados pelo projeto estão aptos para atuar em redes de distribuição de energia elétrica em todo o País. Desde o lançamento da Escola em Pernambuco, em 2018, já são mais de 1.800 novos eletricistas formados. Desse total, 78% foram contratados pela própria distribuidora.
Na solenidade, Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, reconheceu a iniciativa e reforçou aos formandos a importância de seguir estudando e se capacitando cada vez mais. “A Escola de Eletricistas é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Vimos aqui histórias de profissionais que se formaram no projeto e têm crescido dentro do grupo. A carreira de vocês está apenas começando. Muitos dos nossos eletricistas estão fazendo engenharia e buscam se qualificar cada vez mais. Continuem a estudar. Somos um grupo global e muitos profissionais já saíram daqui para trabalhar nos Estados Unidos, no México, na Austrália. Espero ver todos dentro do grupo Neoenergia em breve”, afirmou Capelastegui.
A Escola de Eletricistas busca estimular a geração de emprego e renda, além de ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo para a equidade de gênero em carreira majoritariamente masculina. Desde 2019, a Neoenergia iniciou a abertura de turmas exclusiva para o público feminino e tem desenvolvido estratégias para inseri-las, seja no quadro de colaboradores próprio, ou mesmo em empresas parceiras. Em Pernambuco, desde o início do projeto, já foram formadas 247 mulheres, tendo sido contratadas mais de 66% das profissionais.
“Estamos aqui parabenizando a ação da Neoenergia. É muito importante ter iniciativas que permitam aliar a qualificação profissional e vocação para o mercado, esse é um grande exemplo disso. Tudo que essas pessoas precisam é de oportunidade de aprendizado e de exercer uma profissão que permita melhorar a sua qualidade de vida e das suas famílias”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Além da oportunidade de formação e qualificação de mão de obra para o setor elétrico no país, a iniciativa representa a entrada no mercado de trabalho para a população das áreas onde a empresa está presente no serviço de distribuição de energia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
“Lugar de mulher é onde ela quiser. Para essa frase valer de verdade, é necessário oportunidade. E foi isso que tivemos. Para muitas de nós, trabalhar com eletricidade não estava nos planos, mas aqui estamos. Graças a Neoenergia, cada dia temos mais mulheres como eletricistas. Cada um de nós renunciou a algo e agora estamos prontas para começar uma nova história. Por isso, agradecemos à Neoenergia pela oportunidade e por ter acreditado em nós”, afirmou a formanda eletricista Aline Correia.
A Escola de Eletricistas da Neoenergia encerrou suas turmas para o ano de 2023, mas já está planejando o ano de 2024. A expectativa é que pelo menos 15 turmas mistas sejam formadas em todo o Brasil e as inscrições sejam abertas entre o final de 2023 e início de 2024.
Nacional – Desde a sua criação, a Escola de Eletricistas já formou a 5.756 eletricistas, sendo 4.873 homens (3.684 contratados) e 883 mulheres (565 contratadas). As aulas são ministradas pelo Senai, no Nordeste, no Distrito Federal e em parte do estado de São Paulo, que também conta com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT/ETEC).
O conteúdo é dividido em duas partes, o teórico e o prático, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.
A Neoenergia já conta com 3.000 mulheres em sua força de trabalho, em todas as áreas da empresa. Destas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação.
Reconhecimento – O projeto da Escola de Eletricistas foi reconhecido como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, que tem como finalidade estimular boas práticas das empresas.
