Presidente da Compesa visita sede das Baterias Moura para conhecer ETA de projeto de armazenamento de energia

Saiba mais informações clicando no link

Manuela Marinho Compesa Belo Jardim Baterias Moura
Reduzir os custos com a energia elétrica e aumentar a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário têm sido um grande desafio para a Compesa nos últimos anos. Sempre procurando formas de otimizar o uso desse recurso, segunda maior despesa da estatal, a Companhia vem buscando fontes de energia mais barata para atender sua demanda interna e, assim, garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em investimentos na ampliação da infraestrutura de saneamento.

Neste sentido, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, visitou a sede das Baterias Moura, em Belo Jardim, sendo recepcionada por Pedro Ivo Moura, presidente do Conselho de Acionistas da empresa. Acompanhada de diretores da Companhia, a gestora conheceu o novo sistema de armazenamento de energia que será utilizado pela Compesa, que está em sua etapa final, que será instalado na Estação de Tratamento de Água – ETA Petrópolis, em Caruaru. Conhecido como BESS (Battery Energy Storage System), o sistema vai garantir o funcionamento da ETA, que sofre com constantes quedas de energia. “A iniciativa da Compesa, em parceria com as Baterias Moura, é uma solução pioneira no Brasil entre as empresas de saneamento, que geralmente aplicam outras formas de compensação de energia como, por exemplo, a utilização de geradores”, ressalta Manuela Marinho.

O BESS é um conjunto de baterias especialmente desenvolvido na unidade de Belo Jardim, que acumula energia gerada pela Neoenergia durante o dia, período em que ela é mais barata, e fornecida das 17h30 às 20h30, quando a energia é mais cara. Entretanto, o projeto foi concebido para a utilização do equipamento em qualquer hora do dia, em caso de interrupção do fornecimento por parte da Companhia Energética de Pernambuco.  A bateria serve como um suporte quando a energia do ambiente cai, o que aumenta a segurança durante o fornecimento. Além disso, também viabiliza uma economia financeira, já que nos horário de pico o preço da energia é dobrado. O sistema será instalado na ETA Petrópolis, no início de dezembro, e a operação deve ser iniciada ainda esse ano.  A parceria entre a Compesa e a Moura foi firmada em 2021.

A expectativa da Compesa é que o projeto da ETA Petrópolis seja estendido. “Essa iniciativa é um piloto que, diante dos resultados, poderá ser replicado em outras unidades da Compesa, pois está alinhado às diversas soluções que já estão sendo desenvolvidas pela Companhia para reduzir o custo com energia elétrica nas suas unidades”, complementa a presidente da Compesa.

COMENTÁRIOS