Primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica tem início nesta quarta-feira (17) em Paudalho

Saiba mais informações clicando no link

Para preservar a saúde dos animais de estimação é essencial manter a vacinação dos pets atualizada. Com o objetivo de colaborar com o bem estar da população animal da cidade, a Prefeitura do Paudalho, através da Vigilância Ambiental, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (17) a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos.
Durante essa primeira fase serão atendidas comunidades localizadas na zona rural do município. O atendimento ocorrerá das 8h às 16h, nas datas e lugares previamente definidos. De acordo com o cronograma da pasta, essa etapa inicial da campanha prosseguirá até o dia 01 de dezembro e passará por vários pontos da cidade.

O primeiro bairro a ser contemplado será Guadalajara. A imunização nesse local ocorrerá hoje (17) e também na quinta-feira (18), na Unidade Básica de Saúde Guadalajara IV e na Academia das Cidades. No decorrer desta semana ainda ocorrerá atendimento nas comunidades Chã Alegre e Chã de Cruz, ambos na sexta-feira (19).

É recomendável que no dia da imunização o tutor leve a carteira de vacinação do animal. Caso o pet não possua, o documento poderá ser emitido durante o atendimento. Vale lembrar que a vacina é destinada para cães e gatos maiores de três meses que não estejam doentes. Animais prenhas ou amamentando também não podem ser vacinadas.
 
Saiba mais sobre a doença
 
A raiva é uma enfermidade viral infecciosa aguda transmitida por meio da saliva de animais contaminados e passada, principalmente, pela mordida de animais doentes – sejam eles gatos ou cães.
Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer incubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
Os sintomas podem incluir a dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. Na maioria dos casos a raiva é fatal. O único modo de proteger os animais é por meio da vacina.

COMENTÁRIOS