PRIMEIRA MÃO – Governador solicita a deputados estaduais a autorização para usar empréstimo no combate ao coronavírus

Saiba mais informações clicando no link

Votação de PEC é marcada por embate entre Eriberto e Feitosa
José Queiroz (PDT) marca ações pela segurança do Governo do Estado em primeiro expediente da Alepe neste segundo semestre
Setor da saúde segue ganhando destaque nas destinações das emendas do Deputado Romero Sales Filho


Tendo como justificativa a necessidade de financiamento da estrutura médica e hospitalar em todo o estado e a respectiva necessidade de compra de materiais de proteção para as equipes que atuam na linha de frente no cuidado aos pacientes do novo coronavírus (Covid-19), o governador Paulo Câmara (PSB) encaminhou nesta sexta-feira (16) à Assembleia Legislativa de Pernambuco um Projeto de Lei que 
altera a Lei nº 14.145, de 1º de setembro de 2010, que autorizou o Estado de Pernambuco a contrair empréstimo para os fins que especifica junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD.

A alteração da proposta é pontual, no sentido de incluir no âmbito da operação um Componente de Resposta Emergencial (Contingent Emergency Response Component – CERC) a fim de viabilizar, no atual momento de emergência de saúde pública de importância internacional, a alocação de recursos do financiamento contratado nas ações de enfrentamento à COVID-19.

“A expansão progressiva do número de pessoas contaminadas exige a adoção de medidas voltadas à obtenção de recursos financeiros de alto vulto, com vistas a aperfeiçoar a estrutura de assistência médica e hospitalar em nosso Estado, e prover materiais de proteção para as equipes que atuam nas unidades de saúde, prestando o atendimento à população adoecida, contexto no qual a autorização legislativa que ora se busca torna-se ainda mais relevante”, justificou o governador.

A mensagem de Paulo Câmara aos deputados estaduais não especificou o valor que o Governo do Estado pretende contrair de empréstimo. O Projeto tramitará na ALEPE em regime de urgência. A expectativa é de que ele seja apreciado nas comissões de Constituição, Legislação e Justiça; e de Administração Pública, já na próxima quarta-feira (22) e seja encaminhado para apreciação no Plenário na quinta-feira (23).

CORONAVÍRUS EM PERNAMBUCO – A Secretaria Estadual de Saúde divulgou hoje (16/04) que Pernambuco já registrou 2.006 casos do novo coronavírus. Desses, 1.359 estão em isolamento domiciliar e 373 internados, sendo 70 em UTI e 303 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 88 pacientes já recuperados da doença. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 72  municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

REDE – Em pouco mais de um mês, o Governo de Pernambuco atingiu a marca de 571 leitos abertos para o tratamento da doença (ocupação média de 86%), sendo 269 de UTI (95% de ocupação) e 302 de enfermaria (77% de ocupação).

Escrito por Wellington Ribeiro

COMMENTS