Projeto Caruaru Agroecológico capacita mais 40 famílias de agricultores

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), segue capacitando 40 famílias de agricultores familiares, dos quatro distritos do município, com o projeto Caruaru Agroecológico, implementando Sistemas Agroflorestais, também chamado de SAFs.

O projeto, que ajuda na diversificação e aumento da produção, além de contribuir para o equilíbrio ambiental e melhorar a renda do homem e da mulher do campo, tem se consolidado como uma solução viável e sustentável com vantagens econômicas, sociais e ambientais, principalmente para a agricultura familiar.

A secretaria, atuando em uma perspectiva alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), operacionaliza a implantação dos SAFs com ação intersetorial , na qual realiza a coleta das podas urbanas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que encaminha ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), e após o processamento, direciona as propriedades participantes do projeto Caruaru Agroecológico, em formato de matéria orgânica. No total, já foram distribuídas 24 toneladas de matéria orgânica nos sistemas agroflorestais.

“Todo esse processo facilita no cultivo de frutas, verduras e hortaliças, nas diversas localidades dos quatros distritos, oferecendo uma abordagem mais integrada e sustentável, potencializando a Agricultura Familiar, dando ao produtor mais segurança nas colheitas e, principalmente, na diversificação de produtos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel Junior.

As turmas concluem as capacitações em março deste ano, com a previsão de inicio de novas capacitações, para novos grupos, no mês de abril.

COMENTÁRIOS