Projeto de Felipe Carreras quer tornar a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Espetáculo realizado na Semana Santa atrai, por temporada, 250 mil pessoas. Carreras luta no Congresso pela retomada do setor cultural e de eventos do estado

Espetáculo realizado na Semana Santa atrai, por temporada, 250 mil pessoas. Carreras luta no Congresso pela retomada do setor cultural e de eventos do estado

Após dois anos consecutivos de cancelamento em função da pandemia da Covid-19, a expectativa para a temporada cultural da Semana Santa de 2022 (9 a 16/04) em Brejo da Madre de Deus é o retorno da realização do espetáculo da “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova. Os mais de 50 anos da maior encenação a céu aberto do mundo da Paixão de Cristo foram interrompidos em função do coronavírus.

“A cultura e o entretenimento foram setores altamente afetados nesses últimos dois anos, por isso não podemos medir esforços para que esses segmentos consigam retornar – com segurança, garantias e responsabilidade -, visando à geração de empregos e renda, além de levar alegria e esperança ao público, sobretudo quem busca renovar sua fé e apreciar esse tradicional espetáculo sobre a ressurreição de Jesus Cristo”, afirmou o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), autor do PL 4409/21, que prevê o reconhecimento da importância cultural do espetáculo para o circuito turístico brasileiro, e torná-lo Patrimônio Cultural Imaterial do país para todos os efeitos legais.

Em mais meio século de história, o espetáculo atraiu 4 milhões de expectadores, muitos turistas de outros estados e do exterior que fomentam a rede hoteleira da capital pernambucana Recife e de polos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru, além do comércio de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Por temporada da Semana Santa, são esperadas 250 mil pessoas atraídas pelo espetáculo da Paixão de Cristo.

“Vamos recomeçar o ano legislativo lutando pela tramitação e aprovação do PL 4409 no Congresso Nacional, bem como pela derrubada do veto presidencial ao meu projeto 5638/20, sancionado como Lei 14148/21, que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse. A cultura, os eventos e o turismo em Pernambuco tem voz em Brasília”, exclamou o deputado.

Sobre o PL 4409/21 – cd.leg.br/2PXi93B

Sobre o Perse – https://bit.ly/3sWOsmg

COMENTÁRIOS