Projeto “Encontro com Elas” marca o início do Mês da Mulher em Caruaru

Saiba mais informações clicando no link

Projeto “Encontro com Elas” marca o início do Mês da Mulher em Caruaru Prefeito Rodrigo Pinheiro
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizou, na tarde do dia 1º de março, o “Encontro com Elas”. O evento ocorreu no Auditório Antonieta de Barros, localizado na sede da SPM, e contou com a participação de lideranças femininas que atuam nos diversos segmentos sociais e políticos da cidade de Caruaru.

Estiveram presentes, também, o prefeito, Rodrigo Pinheiro, a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, além de secretários e secretárias municipais. A Prefeitura de Caruaru, que foi contemplada com o prêmio de “Prefeitura Amiga da Mulher”, em 2018 e 2022, possui, em seu quadro total de servidores, atualmente, 70% de mulheres atuando nas diversas secretarias municipais.

O “Encontro com Elas” abriu o mês de março, considerado o Mês da Mulher, e das muitas comemorações e ações previstas para o longo dos próximos 30 dias, que serão realizadas pela SPM. O evento, alusivo ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil,  celebrado em 24 de fevereiro, é uma das formas significativas de validar a importância da participação das mulheres no cenário nacional.

Para a líder comunitária do sítio Xique-Xique, Madelon Pereira, esse tipo de evento é muito válido para todas as mulheres, principalmente para as moradoras da Zona Rural. “A gente está vendo que a Prefeitura de Caruaru tem um olhar de igualdade tanto para a mulher da cidade, quanto para a da Zona Rural. Isso é muito importante para a gente. Nos sentimos representadas e valorizadas”, ressaltou Madelon.

“Abrimos o mês de março com mulheres lideranças comunitárias; com relevância na história de Caruaru; patrimônios vivos da cidade; mulheres de terreiros; mulheres negras; da zona urbana e rural; mulheres portadoras de deficiência, assim como mães de portadores de deficiências; mulheres trans; e mulheres que fazem diferença nas suas comunidades”, comemorou a secretária Luana Marabuco.

“Foi um momento emocionante: uma prestação de contas do que a prefeitura vem fazendo pelas mulheres de Caruaru, de cada secretaria e ouvir as mulheres secretárias falando falando pela gestão. Abrimos também vez e voz para as mulheres das comunidades que estavam presentes darem seus depoimentos. Então foi impactante, foi forte e estamos apenas começando”, adiantou a secretária.

O prefeito Rodrigo Pinheiro falou sobre o simbolismo do prédio sede da SPM, localizado no centro da cidade, para um melhor acesso das mulheres  aos serviços. “Esse prédio, nessa localização, dá muito mais visibilidade às políticas praticadas pela Prefeitura, no que diz respeito às mulheres. Maior acesso aos serviços prestados pela secretaria, pois o número de atendimentos só faz aumentar e os resultados são positivos.

“Reunimos mulheres da comunidade, lideranças e colegas servidoras para uma prestação de contas, de confraternização e de informações para o que está por vir nos próximos meses, e, assim, darmos início ao mês de março, tão importante para as mulheres”, completou Rodrigo Pinheiro.

COMENTÁRIOS