Projeto Praia Sem Barreiras celebra 10 anos com muito frevo e folia carnavalesca

Saiba mais informações clicando no link

Projeto Praia Sem Barreiras Prefeito João Campos Recife

Com o objetivo de garantir a inclusão e tornar possível a participação da pessoa com deficiência no Carnaval, a festa mais democrática e animada do País, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas (SDSDHJPD), por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, órgão responsável pela execução do Projeto Praia sem Barreiras, realizou o  “Carnaval do Projeto Praia sem Barreiras”, na manhã deste sábado (4), em Boa Viagem. Participaram da ação, que também marcou os 10 anos da iniciativa, pessoas com deficiência, familiares e demais visitantes. O prefeito João Campos marcou presença na folia, conversou com os participantes e antecipou que o projeto deverá ser ampliado em breve.

Projeto Praia Sem Barreiras Prefeito João Campos Recife

“Hoje a gente celebra 10 anos do Praia Sem Barreiras, que foi criado por Eduardo Campos e pelo ex-prefeito Geraldo Júlio, e a gente tem o compromisso de fazer a ampliação. Com a requalificação da orla de Boa Viagem, nós vamos criar um polo específico de inclusão para ampliar o programa. Que a gente possa ver a alegria no rosto das pessoas que aqui usam esse serviço. Que a gente possa também garantir que a praia, que é tão democrática, seja também mais acessível”, afirmou João Campos. “Não tem nada que recompense a alegria de ver um sorriso no rosto de uma criança, de uma pessoa idosa ou de alguém que talvez nunca tenha tido a oportunidade de tomar um banho de mar com esse conforto que o Praia Sem Barreiras promove”, finalizou.

Segundo o diretor de governança social da Uninassau, Sérgio Murilo Filho, a parceria entre as instituições para a realização do Praia Sem Barreiras contribui para o fortalecimento da iniciativa. “São 10 anos de uma parceria muito consolidada entre a Uninassau, a Prefeitura do Recife e a Empetur. O projeto abre o espaço da praia, inclusivo e democrático, para que as pessoas com deficiência e seus familiares possam usufruir do lazer. A ideia é tirar as pessoas com deficiência de casa, fazer com que elas possam se socializar, fazer amizade, viver. Essa parceria propicia essa inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Nós temos um calendário de eventos estabelecido e fazemos várias atividades. E agora estamos comemorando o Carnaval 2023, é só alegria”, destacou.

O evento contou com uma programação especial – a  apresentação da Orquestra de Frevo 100% Mulher arrastou os foliões pelo calçadão da Avenida Boa Viagem e depois retornou ao local do projeto. Com essa atividade, a Gerência da Pessoa com Deficiência pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da garantia da presença dessas pessoas em todos os espaços e festividades.

Quem também esteve presente na festa foi a turismóloga Rosana Cavalcanti que participou da idealização do projeto, há mais de 10 anos. “Eu tive um acidente, passei a ser usuária de cadeira de rodas e tive muitas saudades de ir à praia. A partir dessa saudade, começamos a idealizar o projeto. O governador era Eduardo Campos quando lançamos essa ideia em sete praias no estado. Primeiro foi em Fernando de Noronha e depois no Recife. Hoje está sendo um dia emocionante, tem muita gente, o que só traz alegria e emoção. Espero que continue por muitos anos para as pessoas terem lazer e acessibilidade de graça”, disse ela.

A dona de casa Lucineide Tavares, 59 anos, vive em São Paulo, mas costuma vir ao Recife para usufruir do Praia Sem Barreiras. Ela usa cadeira de rodas e gosta de registrar imagens das pessoas tomando banho de mar, com o auxílio do projeto, para divulgar em outros lugares. “Esse projeto é uma maravilha, quero que venha mais gente para cá, de outros lugares, para conhecer. A Prefeitura está de parabéns, adoro. Tenho muita energia e vim extravasar, o frevo também é tudo de bom”, comentou ela, animada.

O Praia Sem Barreiras foi lançado em 2013 e é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas (SDSDHJPD), em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O objetivo é promover o banho de mar assistido às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. O funcionamento é de sexta a domingo, além de feriados, e ocorre no Posto 7, na Avenida Boa Viagem, esquina com à Rua Bruno Veloso.

COMENTÁRIOS