Projeto Rainhas foi lançado em Caruaru

Saiba mais informações clicando no link

Prefeitura do Recife
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – Acic Mulher, lançou, nesta terça-feira (28), o projeto “Rainhas”. O evento ocorreu no Auditório Antonieta de Barros e contou com representantes da prefeitura e da Acic, além da imprensa.

“Rainhas” é um programa de enfrentamento a violência contra mulheres que visa  atuar em bares, cafés, quiosques, centros gastronômicos e restaurantes. O objetivo é ajudar o empresariado a adotar medidas de auxílio e proteção a mulher em situação de risco ou assédio, nas dependências desses estabelecimentos.

A presidente da Acic Mulher, Carolina Miranda, uma das idealizadoras do projeto, disse que viu, em uma reportagem, um projeto similar, adotado em um restaurante de Belo Horizonte (MG). “Convidei Luana Marabuco para tratarmos desse tema. Agora, a gente tem a certeza de que bares e restaurantes possam ter essa formação com profissionais capacitados, para ajudar as mulheres no enfrentamento contra a violência.”

Serão oferecidos aos estabelecimentos treinamento para as suas equipes, além de instruções para a criação de um drink que funcione como código para a mulher pedir ajuda. As empresas que adotarem o programa “Rainhas” vão receber o selo “Grande Mestra”, que as identificarão como parceiras da rede de enfrentamento à violência.

O coordenador da Câmara de Gastronomia da Acic, Jósimo Soares, informou que Caruaru será pioneira no Estado ao adotar uma medida tão importante. “Com a criação dos drinks, as mulheres estarão mais protegidas. Vai ser um sucesso, pois todo o núcleo gastronômico vai abraçar essa ideia.”

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, a primeira etapa será de formação. “Os funcionários ficarão aptos a acessarem a rede de enfrentamento a violência contra a mulher, através do treinamento intitulado de “Coroação”. É uma forma de garantir que as mulheres de Caruaru se sintam mais seguras e que a cidade seja mais justa para nossas mulheres”, comentou.

Prêmio

Para os estabelecimentos que se interessarem pela ação, serão ofertadas orientações sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Essas orientações visam fazer com que o empreendimento melhore suas práticas para igualdade de gênero e se torne apto a participar do prêmio Empresa Amiga da Mulher.

Para se inscrever no projeto “Rainhas”, o interessado deve acessar o link: https://forms.gle/7EXGXpQf5YeACBrs9.

COMENTÁRIOS