Proposta que requer a criação de Agentes Comunitários de Saúde Animal no Recife é aprovada

Vereadora Andreza Romero foi a autora do requerimento que propõe nova função

Vereadora Andreza Romero foi a autora do requerimento que propõe nova função

A proposta de criar um grupo de agentes comunitários que terão como função realizar o cadastro, acompanhamento e cuidados com o bem-estar e a saúde dos animais foi aprovada na Câmara Municipal do Recife. O requerimento, de autoria da vereadora Andreza Romero, sugere a implantação do programa de Agentes Comunitários de Saúde Animal, para treinar e capacitar profissionais que vão desenvolver, entre outras atividades, ações educativas de conscientização acerca de maus-tratos, abandono e saúde dos animais domésticos ou que vivem nas ruas da capital.

Para a autora, a ideia ajuda a criar um “elo mais forte entre a população e a oferta de assistência veterinária gratuita pelo governo municipal e permite iniciativas mais rápidas diante de problemas que possam comprometer a saúde pública”. Em sua justificativa, a indicação enfatiza que a saúde animal está atrelada à saúde humana e que os cuidados com a saúde dos bichos devem ser tomados não apenas no âmbito das endemias, mas preventivamente.

A proposta seguirá para apreciação do poder executivo. O requerimento de indicação é um instrumento legislativo que permite que os parlamentares façam sugestões que, por questões de inconstitucionalidade, não poderiam ser projetos de lei de iniciativa dos vereadores – já que legislar sobre os objetos dessas proposições compete ao prefeito do município. O recurso costuma tramitar mais rápido que os próprios projetos de lei.

A vereadora Andreza destaca que a criação do programa de Agentes Comunitários de Saúde Animal atende à necessidade de mão de obra qualificada diante da demanda crescente de atendimento em equipamentos de assistência veterinária, como o Hospital Veterinário do Recife. “É uma iniciativa que visa a capacitação de novos profissionais com o objetivo de garantir qualidade de vida e saúde animal”, frisa. A proposição foi bastante elogiada pelos vereadores Dr. Tadeu Calheiros e Luiz Eustáquio, e foi aprovada por unanimidade.

COMENTÁRIOS