PSB e PP querem presidência da CCLJ da ALEPE

Saiba mais informações clicando no link

Antônio Moraes Deputado Waldemar Borges
A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça é visto como o mais importante, e, portanto, o mais cobiçado Colegiado da ALEPE. É por lá onde são analisadas a constitucionalidade, legalidade e juridicidade de todas as proposições submetidas à apreciação do Legislativo Estadual.

De olho neste espaço o Progressistas, que possui 8 deputados, tem no deputado Antônio Moraes o nome para a vaga de presidente. Por sua vez, o PSB com 13 deputados já decidiu que também vai brigar pelo comando da CCLJ e inclusive já escolheu o nome do partido: Waldemar Borges.

A escolha dos presidentes das Comissões da ALEPE se dar por meio de eleição na qual quem tem direito ao voto são os titulares. No caso da CCLJ são nove titulares que são escolhidos de forma proporcional ao número de deputados que cada partido possui. Sendo assim, o PSB e PP têm direito a 2 membros cada. Os outros partidos que devem compor a CCLJ são a federação PT/PV/PCdoB, PL e União Brasil, Solidariedade e PSDB, com direito a um membro cada.

É bem verdade que a escolha dos presidentes das Comissões, embora seja escolhida por meio de eleição interna, ela se dar previamente por acordo entre as bancadas. Nesta situação cada partido apresenta os seus interesses. No caso do PSB e PP o comando da CCLJ é colocado como prioridade. Basta saber como chegarão a um acordo.

COMENTÁRIOS