PSOL Olinda é o primeiro partido progressista que apresenta chapa coletiva proporcional

Decisão tática de algumas pré-candidaturas proporcionais reunirá votos de diversas áreas geográficas e segmentos.

Decisão tática de algumas pré-candidaturas proporcionais reunirá votos de diversas áreas geográficas e segmentos.

O PSOL Olinda fará história na cidade como o primeiro partido progressista a disputar a eleição municipal com uma chapa coletiva proporcional. Os pré-candidatos a vereadores se inspiraram em outras histórias de sucesso do partido, como as codeputadas da Juntas (PE) e a Bancada Ativista (SP)

A decisão leva em consideração uma tática política que amplia as condições do grupo socialista marcar território em Olinda. “Nossa meta é diante dessa bipolaridade política que existe hoje no Brasil, marcamos nosso posicionamento de um partido de esquerda que luta pela igualdade de condições inclusive na hora da disputa”, diz o professor Paulo Botelho.

A chapa coletiva do PSOL Olinda que vai pleitear uma das 17 vagas na Câmara de Vereadores de Olinda vai se chamar “Somos” e será composta por 5 pré-candidatos de diversas áreas do município. São eles: Paulo Botelho (Ouro Preto); Helder Rocha (Rio Doce); Edson Neguinho (Jardim Brasil); Martinha Vieira (Casa Caiada) e Nelsinho da Saúde (Fragoso). Desta forma o coletivo também expande-se em área territorial.

“Mas a ideia central do Somos é ter também a condição de disputa em áreas de atuação diferenciadas, uma vez que esse projeto coletivo e popular representa pautas de segmentos da Educação, Saúde, LGBTQI+, Evangélicos, Trabalhadores de APP; Movimentos Sociais a partir da perspectiva periférica de Olinda”, conclui Hélder Rocha.

COMENTÁRIOS