RADAR POLÍTICO (01/02) – Delegado Lessa pode assumir Secretaria para Beto Accioly assumir vaga na ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


O PP segue trabalhando para acomodar aliados com vistas a dinamizar a sigla para as eleições de 2022. Depois do movimento que resultou na indicação do deputado estadual Claudiano Filho para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, a consolidação de Marcantônio Dourado Filho em uma vaga na ALEPE e a contemplação de deputados com indicações na estrutura da pasta, o novo movimento do partido é abrir espaço para mais um suplente com a indicação de outro deputado para uma secretaria. Neste caso o beneficiado é Beto Accioly, o próximo suplente após Marcantônio Filho, já que Dr, Valdir saiu do PP e Vinícius Labanca foi eleito prefeito de São Lourenço da Mata.

Desta vez a mexida no tabuleiro neste sentido aconteceu em um primeiro momento com o deputado estadual Pastor Cleiton Collins, onde foi sugerida a sua ida para a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, pasta hoje comandada pelo competentíssimo Cloves Benevides, seu amigo. No entanto o parlamentar declinou do convite que acabou passando para o deputado Delegado Lessa. Embora Lessa evite falar sobre o assunto, informações apuradas pelo Blog dão conta de que ele possa aceitar a missão.

A ida de Lessa para a secretaria pode lhe garantir maior visibilidade e impulso à sua reeleição. Caso aceite o convite, o novo desafio para Lessa não será uma tarefa fácil, já que ele terá pela frente manter o trabalho que vem sendo desenvolvido por Benevides, quadro reconhecido nacionalmente pelo Know-how em políticas de prevenção à violência e às drogas, uma sumidade na área.

IN LOCOEm visita a São José da Coroa Grande, cidade localizada no Litoral Sul, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hidricos, Fernandha Batista, avaliou obras e ações a serem realizadas pela sua pasta no município. Quando o assunto é atenção aos prefeitos, capacidade e ritmo de trabalho, Fernandha Batista é um dos quadros que mais se destacam no primeirão escalão do governador Paulo Câmara.

DISPUTA – Na busca pelo seu 4º mandato à frente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa (PTB), vereador do município de Timbaúba, tem pela frente ao menos três concorrentes. Um deles é o vereador de Sertânia, Fiapo (PSB). Outro que também se coloca no páreo é o vereador de Carnaubeira da Penha, Welber Santana (MDB), além da vereadora de Igarassu Érica Uchôa (PTB). A UVP da época de João Batista, de Triunfo, e no primeiro mandato de Josinaldo, exercia um papel de protagonismo no estado, algo muito diferente da atualidade.

DE GALHO EM GALHOApesar de ter prometido apoio aos deputados estaduais Romero Sales Filho, Fabrizio Ferraz, João Paulo Costa e Rogério Leão, além de Sileno Guedes, o prefeito de João Alfredo deve apoiar para deputado estadual Cléber Chaparral. A expectativa agora é que o namorador Zé Martins “sossegue o facho” com o colega da região.

GANHANDO TERRENOPor falar em Chaparral, se confirmando o apoio do prefeito Zé Martins (João Alfredo), ele agregará 4 prefeitos ao seu projeto de conquistar uma cadeira na ALEPE. O apoiam Biu Abreu (Orobó), Juarez da Banana (Machados) e Juliana Chaparral (Casinhas), sua esposa. Com a base que está construindo, sobretudo, no Agreste Setentrional, Chaparral tem tudo para emplacar um mandato de deputado estadual em 2022.

AMIGOS – Fora da política e dedicado à criação de suínos no município de Gravatá, o ex-deputado Sílvio Costa está sendo chamado pelo também ex-deputado Zeca Cavalcanti de “Sílvio Barrão”. Amigos de longas datas, Zeca e Sílvio estão sempre trocando telefonemas onde relembram de episódios políticos e da vivência em Brasília.

POR UM FIOInformações chegadas ao Blog dão conta de que a relação entre o ex-prefeito de Lajedo, Rossini Blesmany, e o seu sucessor Adelmo Duarte, não é das melhores. Será que irão romper?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS