Radar Político (01/04) – Polícia Federal deflagra operação e prende 30 políticos pernambucanos

Saiba mais informações clicando no link

Não! Nenhum político pernambucano foi preso, ao menos hoje, pela Polícia Federal. O título foi apenas um chamativo para tratarmos de um assunto sério que tem prejudicado bastante a sociedade. As “Fake News”. 

A mentira é, sem dúvida, o que há de mais deplorável na política. Nas campanhas eleitorais ela é comumente utilizada na forma de promessas que pouco tempo depois não são cumpridas. 

O que comumente era marca registrada de campanhas eleitorais, agora se faz presente na política diária pelo nome de “Fake News” graças ao advento das redes sociais. Antes, apenas sustentada por políticos que não têm compromisso com a sociedade, a mentira que desconstrói a política agora também é disseminada por cidadãos comuns.

Essa distribuição deliberada de desinformação ou boatos pelas mídias sociais tem o simples objetivo de legitimar um ponto de vista, prejudicar pessoa ou grupos, disseminar o ódio e descredenciar verdades. Geralmente essas informações utilizam como técnica o apelo emocional do leitor, o que faz com que sejam consumidas rapidamente.

Vale destacar que este boom de Fake News que hoje tomou conta das redes sociais não escolhe grau de escolaridade para enganar. A única imunidade para tal mal se encontra no simples hábito de buscar se certificar e contrapor tais notícias com fontes de informações reconhecidamente seguras.

1º de Abril, Dia da Mentira, é um excelente momento para falarmos dos perigos das “Fake News”.

De malas prontas – A convite do deputado estadual Fabrízio Ferraz, o primeiro suplente de deputado estadual da coligação  PRTB/PSL/PHS/ PV, Gustavo Caribé (imagem), deverá ingressar no PP para disputar a prefeitura de Belém do São Francisco, município que governou entre os anos de 2009 e 2016. Majoritário no município nas eleições de 2018, Caribé tem tudo para desbancar o prefeito Licínio Lustosa (PSD).

Expandindo as bases – Recém-chegado ao PP, o deputado Fabrízio Ferraz já trabalha para lançar ao menos 8 candidatos a prefeito nos sertões de Itaparica e Moxotó, todos pelo PP.

Capoeiras – Embora a prefeita Neide Reino (PSB) ainda não tenha se pronunciado quanto à escolha do nome do seu grupo que disputará a sucessão, os vereadores Piu (PSB) e Geraldo de Alegre (PSD) já caíram em campo para pavimentar uma candidatura majoritária pela situação. Enquanto a prefeita não se decide, na Oposição o nome do ex-deputado Carlos Batata (DEM) é consenso para a disputa.

São Joaquim do Monte 1 – Reeleito em 2016, o prefeito Joãozinho Tenório (PSDB,imagem) terá pela frente o desafio de escolher o seu sucessor. Entre os nomes cotados estão o de Dr. Abrantes (vice-prefeito) e Guto Coelho (secretário de Ação Social). Há também quem aposte que pode surgir uma novidade. 

São Joaquim do Monte 2 – Por sua vez, na Oposição, ao menos dois nomes se movimentam para disputar a Prefeitura. São eles: Dona Gal, esposa do ex-prefeito Zé Birro, e o empresário Carlinhos, filho de Chico da Padaria.

São Joaquim do Monte 3 – Ontem, na reinauguração do Santuário de Frei Damião, deputados estaduais compareceram em peso ao evento ao lado dos seus candidatos. Clodoaldo Magalhães esteve com Carlinhos; Diogo Moraes com Dona Gal; e Alessandra Vieira com Dr. Abrantes e Guto Coelho.

Evangélicos em alta no Recife – Candidatos que defendem pautas conservadoras parecem ter vantagem na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. De acordo com dados do IBGE, ao menos 25% da população recifense se declara evangélica. Na Câmara quase um terço dos vereadores são evangélicos.

Bancada da Bíblia Além de Michele Collins (imagem), vereadora mais votada nas eleições de 2016, Irmã Aimee e Fred Ferreira, 2ª e 3º colocados, e Eduardo Marques (presidente do Legislativo Municipal), a Câmara de Vereadores do Recife conta com ao menos outros oito vereadores evangélicos. São eles: Carlos Gueiros; Professora Ana Lúcia; Renato Antunes; Almir Fernando; Ricardo Cruz; Jairo Brito e Marco de Bria. Alguns deles devem a maior parte dos votos ao apoio de igrejas. A expectativa para as eleições de 2020 é de que o seguimento continue influenciando na eleição de uma forte bancada.

Tour na Câmara – O deputado federal João Campos (PSB) está promovendo uma seleção para a escolha de interessados em conhecer a Câmara dos Deputados para entender o processo legislativo e o funcionamento da casa. A ação faz parte do programa “Estágio Visita”, cuja a hospedagem e alimentação é custeada pela primeira-secretaria. Já a passagem ficará por conta do gabinete de João Campos, que oferece duas vagas. As orientações para participar contam em um link no perfil do Instagram do parlamentar.

Clã – A família Martins trabalha para conquistar novamente quatro prefeituras. Em Itaíba o ex-prefeito Claudiano Martins tem tudo para desbancar a prefeita Regina da Saúde; em Manari os Martins vão de Zirlândia, a atual vice-prefeita; já no município de Águas Belas o candidato será o ex-vice-prefeito Elton Martins; por sua vez, em Inajá, o candidato será o ex-prefeito Leonardo Martins.

Ipojuca – O vereador Deoclécio Lira (PSB) inaugura na próxima terça-feira (02) o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). O equipamento ofertará de forma gratuita à população ipojucana de baixa-renda uma série de serviços, entre eles o acesso gratuito à advogados.  O CAC funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, na rua Hilda da Costa Monteiro, no centro.

Lagoa de Itaenga – Eleita em 2016 com a promessa de promover grandes mudanças, Graça do Moinho (PSB) até agora não conseguiu dizer a que veio. A inércia da prefeita abre espaço para o fortalecimento da oposição.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Whatshpp: (81) 98260-3583

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS