RADAR POLÍTICO (02/03) – Intervenção do Palácio provoca desgaste na ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Foto: ALEPE

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

“Eu não comprei, não me vendo e nem vendi ninguém!”, afirmou o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) em entrevista exclusiva ao Blog Ponto de Vista ao falar sobre a manobra realizada pelo Palácio do Campo das Princesas junto ao seu partido, o PL, que culminou na retirada do seu nome da titularidade das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; e Administração Pública, o que acabou por garantir que o Governo elegesse ontem, dia 1º, nomes do seu interesse para presidir  estes que são os principais colegiado da ALEPE. Ao Blog Feitosa revelou que até o início da noite da última terça (28/02) a bancada do PL estava certa em manter o seu nome nas Comissões, mas na ‘calada da noite’ as coisas mudaram.

Nos corredores da ALEPE o que se comentava é que o Palácio trabalhou pesado junto a integrantes do PL para que a sigla mudasse de direção, o que de fato aconteceu quando a liderança do partido acabou sendo tirada abruptamente de Feitosa. O movimento acarretou a substituição de Feitosa pelo deputado Renato Antunes nas Comissões. Em reserva ao Blog, um parlamentar definiu a mudança de rota do PL como uma postura de subserviência ao Palácio, o que acaba prejudicando a “independência, pujança e altivez da Casa”, e que a sigla saiu pequena do processo.

Voltando para a entrevista com o Coronel Feitosa, o parlamentar aproveitou para registrar extremo respeito ao deputado estadual Romero Sales Filho e demais componentes do União Brasil que não cederam às pressões, e reafirmou o seu posicionamento de independência. O deputado ainda foi categórico ao dizer que não participará de nenhuma Comissão como membro indicado pelo seu partido, o PL. A postura decidida por Feitosa expõe o seu sentimento de insatisfação com a sigla pelo qual não só se reelegeu, mas também despontou como puxador de votos.

TRATOR – A interferência do Palácio no processo de escolha das presidências da três principais  comissões da ALEPE acabou garantindo que fossem eleitos Antônio Moraes (PP) para a CCLJ; Débora Almeida (PSDB) para Finanças, Orçamento e Tributação; e Joaquim Lira (PV) para Administração Pública.

Deputado Waldemar Borges INDIGNAÇÃO E PROVOCAÇÃO – Aborrecido com a interferência do Palácio na ALEPE, o deputado Waldemar Borges fez um discurso dirigido a Antônio Moraes em cima de uma frase do filósofo José Ortega y Gasset : ‘O homem é o homem e suas circunstâncias’. “Eu poderia usar isto para talvez não votar, porque sou frontalmente contrário às circunstâncias que se deu, mas me sinto plenamente representado por você. Correção, decência, lucidez, equilíbrio. Então vou com você, apesar de ser frontalmente contrário as circunstâncias que lhe trouxeram até aqui. Você é muito maior do que elas!”, alfinetou Waldemar.

REFÉM – A energia gasta pelo Palácio na eleição das três comissões expôs o quão frágil e dependente a está a base na ALEPE. Caso não corra atrás de fortalecer a bancada valorizando o diálogo e prestigiando os aliados, a tendência é que quando projetos polêmicos entrem em pauta a a dificuldade para garantir os votos seja ainda maior.

SERÁ? – Cresce rumores de que a governadora Raquel Lyra (PSDB) deve entregar o comando do Porto do Recife ao deputado federal Luciano Bivar (União Brasil). O parlamentar inclusive já teria o nome para ocupar o espaço. Trata-se de José Lindoso, técnico que já comandou o órgão em um passado recente.

CORRENDO ATRÁS – Raquel Lyra já está novamente em Brasília. A governadora irá novamente se reunir com ministros para tratar sobre investimentos para o estado. Lyra elegeu como prioridade da viagem a necessidade de manutenção da construção da Transnordestina até o Porto de Suape.

COBRANÇA – Os constantes problemas relacionados ao abastecimento de água no município de São José da Coroa Grande levou o deputado estadual Abimael Santos (PL) a usar a tribuna da ALEPE  para cobrar da Compesa uma solução para o problema. O parlamentar afirmou que tem recebido denúncias constantes por parte dos moradores.

DECISÃO – O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, passou a fazer parte da base do deputado estadual Gustavo Gouveia (SD). Quanto ao federal, Sávio ainda não definiu com quem ficará.

DIÁRIO OFICIAL – Informações chegadas ao Blog dão conta de que a governadora Raquel Lyra deve dar início ainda nesta semana ao processo de nomeação de cargos do 2º escalão atendendo aos partidos aliados.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS