Radar Político (02/08) – Anderson Ferreira precisa agir para não passar vergonha

Radar Político (02/08) – Anderson Ferreira precisa agir para não passar vergonha

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, presidente estadual do PL, terá que se movimentar para não só conter a desidratação do partido, mas, sobretudo, fazer com que o PL cresça nas eleições do próximo ano. Nesta semana a sigla perdeu os prefeitos Fabinho Queiroz (Buenos Aires) e Adriana Paes (Glória do Goitá) para PSD de André de Paula.

Anderson terá que trabalhar duro para fazer com que o PL alcance em 2020 o desempenho que obteve nas eleições municipais de 2016, época em que o partido era comandado por Sebastião Oliveira, seu desafeto. Sob o domínio de Sebastião a sigla elegeu 19 prefeitos na última eleição municipal, ficando apenas atrás do PSB em número de prefeituras conquistadas.

Em 2020, para Anderson, não bastará apenas a reeleição em Jaboatão para se sair bem na fita. Agora, como dirigente partidário, ele precisa mostrar força fazendo com que o PL se mantenha entre os partidos com melhor desempenho nas eleições municipais.

Ipojuca 1– Popularmente conhecido por Gaúcho, Arlindo Captani pediu exoneração do cargo de secretário de Habitação da Prefeitura do Ipojuca. Ele, que abriu mão de concorrer a prefeitura em 2016 para apoiar Romero, e na eleição suplementar de 2017 para apoiar Célia Sales, escreveu uma longa carta na qual não poupou críticas à gestão de Célia.

Ipojuca 2– Pelo conteúdo da carta de Gaúcho não resta dúvida de que fará ferrenha oposição à Célia. Com o objetivo de emparedar a prefeita ele cobra a construção e entrega das 5 mil habitações prometidas por ela na campanha.

Ipojuca 2– Para substituir Gaúcho, a prefeita escalou Cícero Moraes, o atual secretário municipal de Assistência Social. Com larga experiência na área de Habitação, Moraes já comandou pastas semelhantes no município de Abreu e Lima e Igarassu, onde coordenou a construção de mais de 3.500 habitações.

Se chegando– Apoiado pelo pelo prefeito Demóstenes Meira na eleição de 2018, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) não para de fazer gestos de aproximação com a prefeita interina Nadegi Queiroz. Ontem os dois estavam vistoriando juntos as obras de “recuperação” da PE-27, conhecida como estrada de Aldeia. Pelo jeito Aluísio abandonou Meira.

DNA – Por falar na Estrada de Aldeia, não faltam políticos para reivindicar a paternidade da operação “tapa buraco”. Jorge Alexandre anda dizendo que foi Isaltino Nascimento, Gustavo Matos fala que foi intervenção de Roberta Arraes, e agora, Aluísio Lessa posa como o pai da criança. Sinceramente uma ação de tapa buraco não é o tipo de obra na qual um deputado estadual deveria estar vinculado. Diminui o tamanho político do parlamentar. 

Divisão – Com a possibilidade do ex-prefeito Elias Gomes disputar a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, ganha corpo a notícia de que o ex-deputado federal Betinho Gomes deverá concorrer a uma vaga de vereador nas eleições do próximo ano no município. Caso isso ocorra, ele disputará contra o seu irmão, Elias Gomes Filho, que apoia a gestão do prefeito Keko do Armazém. Betinho nega que concorrerá à vereança. “Ainda estamos discutindo o melhor caminho para o Cabo”, afirma.

Alerta– O Governo do Estado precisa urgentemente mobilizar esforços para melhorar a trafegabilidade da rodovia PE 060. As chuvas da última semana expuseram os sérios problemas de drenagem da via que é a principal rota que liga a região metropolitana do Recife às praias do Litoral Sul. Com a palavra Fernandha Batista, secretária estadual de Infraestrutura.

Não sei se fico... – Uma pessoa muito próxima ao deputado federal Felipe Carreiras me confidenciou que o parlamentar ainda segue avaliando a possibilidade de deixar o PSB. De acordo com a fonte, o que mais tem pesado na decisão de Carreiras não é a perda do mandato, mas sim o prejuízo que uma possível perseguição do PSB poderia causar as empresas de seus familiares.

… ou se vou– Na vida não é todo mundo que pode se dar ao luxo de dispensar a passagem de um cavalo selado. Tanto em levantamentos internos feitos pelo PSB, quanto nos realizados pela Oposição, Felipe e João Campos aparecem colados no topo na disputa pela Prefeitura do Recife. Migrando para a oposição Felipe teria a garantia de um palanque robusto para encarar o desafio com competitividade.

Desenvoltura– Os quem procuram Sérgio Pereira, chefe de gabinete da primeira-secretária da ALEPE, não têm do que reclamar. Na Casa ele é uma espécie de unanimidade devido a atenção com que trata as pessoas. A cordialidade é um dos seus principais atributos.

Com disposição – Prefeito de Abreu e Lima entre os anos de 2005 e 2012, Flávio Gadelha anda bastante animado com os incentivos e apoios que está recebendo para disputar novamente a prefeitura. Na época em que governou o município ele foi responsável por realizar a entrega de 7 mil habitações para a população mais carente.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS