Radar Político (02/08) – João Paulo avalia ser candidato a deputado estadual

Radar Político (02/08) – João Paulo avalia ser candidato a deputado estadual

Deputado estadual por três ocasiões, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), parece esta sentido saudades da Assembleia Legislativa. Quando question

Alessandra Vieira destina R$ 120 mil em emendas para instituições sociais de Santa Cruz do Capibaribe
Doriel Barros segue com trabalho intenso na ALEPE
Reunião Solene celebra 75 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco

João PauloDeputado estadual por três ocasiões, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), parece esta sentido saudades da Assembleia Legislativa. Quando questionado ontem, por este blogueiro, qual cargo disputará no próximo ano, João revelou que estaria em dúvida entre tentar um mandato na Câmara Federal ou sair candidato a deputado estadual. O ex-prefeito inclusive deixou escapar que haveria uma inclinação maior pela volta à ALEPE.

Principal quadro do PT pernambucano, João Paulo vem de duas derrotas consecutivas. Uma em 2014, quando saiu candidato a senador e perdeu para Fernando Bezerra Coelho, e outra no ano de 2016, quando conseguir ir ao segundo turno na disputa pela Prefeitura do Recife, porém foi batido pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Sem disposição de ir novamente ao sacrifício em uma disputa majoritária, João Paulo é um dos poucos políticos que hoje podem se dar ao luxo de optar por disputar uma cadeira para deputado estadual ou federal, tudo porque o recall das últimas eleições lhe garantem votos suficientes para ser eleito. No entanto, se tem potencial para ser deputado federal, cargo considerado superior, o que estaria então se passando pela cabeça dele avaliar a possibilidade de concorrer como deputado estadual?

Com a experiência de quem amparado pelo cargo de deputado estadual concorreu por várias vezes ao cargo de prefeito (uma vez por Jaboatão em 1992 e duas vezes por Recife nas eleições de 1996 e 2000), João sabe como ninguém a importância deste posto para aquele que ainda sonha em concorrer à Prefeitura do Recife, pois o cargo lhe garante ficar mais próximo da base, e, consequentemente, concentrar suas ações políticas na capital para disputar novamente em 2020, já que todo mundo sabe que o sonho dele é voltar a comandar o Palácio do Capibaribe. Para isso, talvez pretenda voltar a adotar novamente a estratégica que deu certo no passado, preferindo por um cargo que lhe assegure visibilidade e proximidade do povo ao mesmo tempo.

Andrea MendonçaFamília Mendonça – Cresce o movimento entre amigos e lideranças políticas do Estado para que Andrea Mendonça, irmã do ministro da Educação Mendonça Filho, dispute uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo ano. Formada em Direito, assessora do Tribunal de Contas do Estado e filha do ex-deputado José Mendonça (in memorian), ela se apresenta como um quadro qualificado e com a formação política necessária para ocupar uma cadeira na ALEPE. Caso decida por entrar na disputa, Andrea tem grandes de emplacar um mandato.

Intermediário – Em Brasília, o deputado estadual João Fernando (PSB), acompanhou dois prefeitos em audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, para pedir a liberação de investimentos. Foram eles: Marivaldo Andrade, de Jaqueira, na Mata Sul, e Sandro Arandas, de Ibirajuba, no Agreste.

Preparado – Na abertura dos trabalhos legislativos, no novo Plenário da ALEPE, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB) se mostrou um exímio orador e o quanto está preparado para permanecer à frente da Bancada de Oposição. Na oportunidade o parlamentar conseguiu expor as deficiências da gestão do governador Paulo Câmara em uma mensagem clara, objetiva e bastante fundamentada em dados estatísticos.

Otimista – Em seu discurso na ALEPE, o governador Paulo Câmara (PSB) fez um balanço dos trabalhos já realizados por seu Governo, elencou os desafios enfrentados e demonstrou otimismo quanto aos frutos que o Estado deve colher devido às ações que vem implantando.

Staff – Na passagem pela nova sede do Poder Legislativo Estadual, o governador Paulo Câmara esteve acompanhado pelos secretários Antônio Figueira (Casa Civil) e Márcio Steffani (Planejamento), do seu chefe de gabinete, João Campos, e do secretário executivo de Articulação Parlamentar, André Campos.

Homenagens– O deputado estadual José Humberto (PTB) tem dois projetos de Lei em tramitação nas Comissões da ALEPE que dão a rodovias da região o nome de dois grandes líderes que deixaram a sua marca na história da Zona da Mata Sul. Um é o industriário José Múcio Monteiro (PE 076) e o outro é o ex-prefeito José Hildo Hacker (PE 064).

Escrito por Wellington Ribeiro

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [email protected]

COMMENTS